O ciclo do quanto pior melhor em matéria de noticiário na imprensa já está chegando ao ponto da saturação e o público começa a se desiludir, cada vez mais, com a capacidade e vontade dos jornais, revistas, telejornais e páginas noticiosas na Web de sair deste ciclo vicioso de negativismo. Parece um contrassenso, mas é […]
Arquivos: Código Aberto
Este parece ser o mantra dos principais telejornais brasileiros numa monótona ênfase no pessimismo como estratégia editorial. Só pode ser uma opção informativa orientada por objetivos políticos porque faltam argumentos para justificar uma estratégia como esta. Desgraças, desastres, escândalos, corrupção, má administração, carências, crimes, violência são atos e eventos tão comuns em nosso quotidiano quanto […]
Fica cada vez mais claro que o poder real no Brasil já não reside apenas na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Aos poucos se consolidam os indícios de que os rumos do país estão sendo determinados por três instituições: o Ministério Público, a Polícia Federal e a grande imprensa nacional. Há uma integração harmoniosa […]
Caminhamos lenta e gradualmente para um estado policial onde, por incrível que pareça, a limitação de direitos civis como liberdade de expressão e de movimento, conta com o apoio da população. Tudo porque o instinto primário do medo já começou a comandar as ações e percepções de um número cada vez maior de indivíduos. A […]
A agenda noticiosa da imprensa convencional, especialmente os jornais e telejornais de grandes empresas jornalísticas, transformou-se um dialogo entre tomadores de decisões na política e na economia. Eventualmente a temática predominante é alterada pela introdução de algum desastre natural, crime impactante ou ameaça sanitária, sem falar nas datas e eventos de calendário. Esta situação sinaliza […]
Cada dia que passa fica mais claro que já não é mais possível ler jornal como há 20 ou 30 anos. Os jornais não mudaram, ou mudaram muito pouco. O que mudou, de fato, foi a realidade que os cerca e o contexto onde os jornalistas exercem sua atividade. Nos tempos pré internet, as limitações […]
A expansão acelerada das plataformas móveis no acesso às notícias online cria novos obstáculos à sustentabilidade financeira dos projetos de jornalismo na internet.
Um informe do Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo e a contratação de curadores de noticias pela empresa Apple apontam na direção de uma nova modalidade de relacionamento entre o público e os jornalistas.
Durante décadas, talvez até mais de um século, os jornalistas viveram em perfeita harmonia com o que poderíamos chamar de cultura trabalhista. Assumimos que o exercício da profissão exigia alguém que pagasse um salário e que nossa maior preocupação era apenas a qualidade e o prazo de entrega de reportagens, artigos ou entrevistas. A cultura […]
O primeiro sintoma da nova tendência surgiu com o acordo entre a rede social Facebook e sete grandes jornais, revistas e telejornais da Europa e Estados Unidos. Agora ganham força os rumores de que a empresa Google está desenvolvendo um projeto batizado como “notícias em contêineres” (containerized embeddable article) que, se for posto em pratica, […]
A imprensa pode se tornar refém da polarização ideológica no país
Os telejornais, a principal fonte de informação dos brasileiros, abusam cada vez mais da ferramenta editorial conhecida pelo jargão norte-americano como “ele disse, ela disse”, baseada na norma de ouvir os dois lados numa notícia. Pode tranquilizar redatores e editores, mas o telespectador fica perdido no meio de um tiroteio informativo . O procedimento quase […]
A complexidade da crise política nacional gera guetos informativos e aliena tanto o público como as redações.
Uma das consequências mais perversas da transformação da notícia numa mercadoria para troca por publicidade é o avanço avassalador da associação do jornalismo com entretenimento e publicidade. O fenômeno não é novo, mas ganhou muito mais força atualmente com a busca frenética de mais faturamento para tentar contornar a crise no modelo de negócios em […]
Jornais locais perdem leitores para sistemas que aproximam o público de prestadores de serviços
Hillary Clinton lança candidatura presidencial pelas redes sociais numa mudança de estratégias de comunicação que reduz o papel dos jornais na captação de publicidade eleitoral
Governo tenta controlar a internet mas projeto tem poucas chances de dar certo.
Quando a avalancha de informações econômicas pessimistas se soma à rotina de notícias sobre assassinatos, balas perdidas, chacinas, tragédias familiares, assaltos e atentados contra a economia popular, a agenda diária da imprensa leva o leitor a um dilema atroz: ter ataques de fúria ou simplesmente ignorar a realidade – o que, no caso da imprensa, significa […]
Caso avancem as negociações entre um grupo de jornais, revistas e páginas noticiosas na Web com pelo menos duas grandes redes sociais virtuais, cairá por terra um dos mais tradicionais valores da imprensa mundial e estaremos cada vez mais próximos da possibilidade de o Facebook se transformar numa outra internet. Um número ainda não revelado de empresas jornalísticas, algumas […]
“Governo detecta recrutamento de jovens pelo Estado Islâmico no Brasil.” Este título de alto de página publicado pelo jornal O Estado de S.Paulo no domingo (22/3, pág. A13), com direito a manchete de capa, tem todos os ingredientes para causar preocupação na maioria dos leitores. Quem se deixou levar pelo impacto imediato da informação provavelmente não se […]