A expressão foi cunhada em 2001 pelo norte-americano Doc Searls para identificar o que ele, na época, classificou de “jornalismo sem rotativas”. O termo ganhou nova roupagem no fim de 2012 com a publicação de um documento de 196 páginas, editado pelo Tow Center para Jornalismo Digital , da Universidade Columbia, nos Estados Unidos. O […]
Arquivos: Código Aberto
O título acima é mais ou menos o resumo da angustiante busca por um novo modelo de jornalismo em plataforma digital, que nos últimos dias assistiu à morte do projeto The Daily e o nascimento do Symbolia. Duas propostas diferentes voltadas para um mesmo objetivo e com desfechos ainda incertos. O projeto The Daily, lançado […]
Até às 18 horas de domingo (9/12), pouco mais de 540 mil internautas haviam votado a favor da manutenção das regras vigentes sobre direitos autorais e sobre processo decisório no Facebook, num plebiscito emque no mínimo 300 milhões de pessoas em todo mundo deveriam se manifestar contra uma mudança no sistema atual. A votação acaba […]
Este é o tipo do assunto que, provavelmente, será considerado esotérico por muitos leitores aqui do Código Aberto, porque não trata nem da corrupção em Brasília, nem da violência em São Paulo e muito menos de novelas, drogas e futebol. Mas hoje eu vou correr o risco de contrariar a regra para discutir com vocês […]
A publicação do polêmico relatório Leveson na Inglaterra passou a ser um caso mundial com conotações políticas e que vai dar muito pano para manga no debate sobre regulação da atividade das empresas jornalísticas. As organizações empresariais reagiram às recomendações do informe sobre criação de um órgão regulador para a imprensa inglesa ao perceberem que […]
Mais um adjetivo está sendo pendurado na palavra jornalismo e desta vez com uma conotação que já causa muita polêmica. É que na cúpula mundial dos marqueteiros, reunida em Miami, no final de outubro, um dos temas principais da agenda de debates foi "Estão os Relações Públicas aptos para se transformarem em jornalistas de marcas?" […]
Uma nova queda de braço entre o dono da rede social Facebook (FB) , Mark Zukerberg, e seus milhões de usuários começa a ganhar corpo na internet, no que muitos já antecipam com uma possível ruptura do modelo democrático no ciberespaço. Tudo começou na quarta-feira (21/11), quando a direção do Facebook anunciou sua intenção de […]
O jornal Diário Catarinense entregou aos seus leitores, no domingo (18/11), uma informação que poderia ser tomada como exemplo para uma cobertura socialmente correta do confronto entre o crime organizado e o sistema de segurança do estado, que experimenta pela primeira vez o mesmo fenômeno que já se tornou rotineiro em São Paulo e no […]
O incêndio de ônibus tornou-se uma imagem recorrente nos telejornais brasileiros desde que os líderes do crime organizado deflagraram ações tipicamente guerrilheiras em desafio ao aparato estatal de segurança pública. É o que vemos quando um grupo usa a mobilidade de motocicletas e carros roubados para atingir alvos isolados, como ônibus em ruas pouco movimentadas ou […]
A imprensa brasileira, e em especial a paulista, está perdendo uma oportunidade de ouro para criar uma nova relação com seus leitores, ouvintes e espectadores ao não entrar de cabeça na investigação do que está por trás da guerra entre crime organizado e polícia. Este talvez possa ser considerado o principal problema político do momento […]
Cada tragédia deixa as suas lições e a inundação provocada pela tempestade Sandy, nos Estados Unidos, não fugiu à regra, especialmente na imprensa. A enchente mostrou como a indústria do jornal impresso é vulnerável quando os sistemas físicos de distribuição deixam de funcionar. Mas também revelou como a internet é frágil quando falta energia elétrica […]
A supertempestade Sandy não provocou apenas uma sucessão de tragédias humanas e financeiras na região de Nova York. Ela tornou-se um estudo de caso sobre como a internet pode gerar desastres informativos e, logo em seguida, neutralizá-los. Passado o susto causado por notícias sem fundamento, resulta surpreendente que elas não tenham provocado um previsível pânico […]
Um dos cargos mais atingidos pela migração dos jornais para plataformas digitais foi o do defensor(a) dos leitores, uma função mais conhecida por ombudsman. Muitos chegaram a prognosticar que o cargo está fadado à extinção porque, na internet, o leitor pode se defender diretamente por meio do Twitter, blogs, comentários em artigos ou redes sociais. […]
Sempre que esta pergunta surge, quem trabalha na imprensa, e mesmo os que não frequentam mais as redações como eu, são tomados por uma sensação de desconforto. É que a pergunta embute uma dúvida que dispara de imediato uma reação de autodefesa, porque parte-se do pressuposto de que o jornalista tem a verdade como principal […]
A decisão dos maiores jornais brasileiros de romper com o Google News, um sistema automático de publicação de noticias na Web, terá um impacto mínimo nas finanças de ambas as partes e sua principal consequência talvez seja a de evidenciar mais uma vez a enorme dificuldade dos executivos de nossa imprensa em lidar com as […]
A semana de 14-20/10 vai ser lembrada pela indústria do jornalismo como uma das mais pessimistas para o setor desde que passou a enfrentar o dilema de mudar a receita de lucratividade devido ao surgimento da Web como uma nova plataforma de transmissão de noticias e informações. A revista Newsweek comunicou o fim de suas […]
Um buraco na esquina de sua rua deveria ser muito mais importante para qualquer pessoa do que a explosão de mais uma bomba no subúrbio de Bagdá, no Iraque. Esta é a tese do norte-americano Chris Anderson levantada em 2007 e que ganhou agora uma nova abordagem no livro Future Perfect: The Case for Progress […]
Existem hoje nos Estados Unidos e na Inglaterra quase três vezes mais profissionais de relações públicas do que jornalistas empregados, o que reforça a ideia exposta no post anterior (Quem controla a notícia?) de que os leitores de jornais não têm outra saída senão mudar a maneira como selecionam informações para formar uma opinião. O […]
Durante a campanha para as eleições municipais de domingo (7/10) fomos bombardeados pela propaganda do voto limpo promovida pela Justiça Eleitoral, mas nem os magistrados e nem a imprensa mostraram quem eram os candidatos “sujos” , ao mesmo tempo em que jogavam toda a responsabilidade pela escolha para o eleitor. Assim é fácil lavar as […]
Uma pesquisa feita nos Estados Unidos, e que bem poderia ser feita também no Brasil, mostrou um dado surpreendente: o público das pequenas cidades e pequenas comunidades é o que registra o grau mais alto de diversificação em matéria de fontes de informação. A pesquisa realizada pelo Pew Center for Internet and American Life (Centro Pew […]