Saturday, 23 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Arquivos: Código Aberto

Quem controla a notícia?

Os jornalistas perderam o controle da notícia na internet e agora estão ameaçados de perdê-lo também nos jornais impressos, rádios e emissoras de TV convencionais. É que cresce o número de políticos, governantes, empresários e até artistas que condicionam a concessão de entrevistas ou informações à obediência dos repórteres e editores a determinadas normas fixadas […]

O risco do ‘efeito borboleta’ no noticiário sem contexto

A crise mundial deflagrada pelo vídeo sobre o profeta Maomé mostrou com cores dramáticas a relevância adquirida pelo contexto na transmissão de notícias, especialmente quando elas circulam de forma quase instantânea pela internet. A contextualização deixou de ser um requinte jornalístico para converter-se em elemento capaz de deflagrar as mais diversas e estapafúrdias reações a partir […]

A “torre de marfim” e a reinvenção da imprensa local

As faculdades de jornalismo podem ter um papel chave no fortalecimento do jornalismo local, um segmento da imprensa apontado como essencial tanto para o desenvolvimento de comunidades sociais como para a sobrevivência da própria imprensa. É o que estão mostrando algumas instituições de ensino superior que decidiram sair da “torre de marfim” e meter a […]

O filme sobre Maomé e a sociedade digital em xeque

O episódio do filme sobre o profeta Maomé que desatou uma onda de protestos no mundo árabe mostrou a intensidade latente de ressentimentos culturais, mas também a gravidade de uma questão tecnológica que pode afetar o planeta inteiro. A empresa Google, controladora do site YouTube onde foi postado um trailer do polêmico filme,  decidiu banir […]

O futuro da imprensa pode estar na fórmula Gillette

Já não há mais muitas dúvidas de que a sobrevivência de empresas jornalísticas passa ao largo da venda direta de notícias ao público e tudo indica que caminhamos para a aplicação de um modelo de negócios similar ao adotado, no início do século 20, por King Gillette, o empresário norte-americano que popularizou as lâminas de […]

O papel da imprensa na cobertura eleitoral

Qual é o papel da imprensa na cobertura de uma campanha eleitoral? Esta pergunta está sendo feita com uma intrigante frequência na reta final da campanha eleitoral norte-americana, mas bem que poderia estar também na agenda da imprensa brasileira, às vésperas das eleições municipais de 7 de outubro. O papel dos jornalistas numa campanha eleitoral […]

No jornalismo, a mobilidade é o caminho, não o destino

O professor e blogueiro norte-americano Jeff Jarvis foi muito feliz quando cunhou a frase que serve de título para este post. Parece um jogo de palavras, mas a afirmação carrega um significado oculto que está ligado à proposta da comunicação e do jornalismo. A multiplicação viral de novos telefones celulares, dos tablets e a miríade […]

O diploma e o futuro do jornalismo

Mais urgente e necessária do que a discussão sobre a obrigatoriedade do diploma de jornalista é a busca pela melhoria da qualidade dos profissionais num momento em que a atividade vive um crítico momento de transição. Se diploma fosse garantia de qualidade no exercício do jornalismo, o debate atual não teria razão de existir e […]

Suspeitas de plágio põem em questão rotinas do jornalismo

As suspeitas de plágio levantadas contra Fareed Zakaria, uma das mais badaladas estrelas do jornalismo  norte-americano, provocaram mais do que um novo abalo na credibilidade dos grandes colunistas. Geraram também um inédito exame de consciência sobre a relação entre as grandes assinaturas ou grifes da imprensa tanto com suas fontes como com os seus leitores. Zakaria […]

Qualidade desbanca autoria em novos projetos na web

Uma leva de novos projetos editoriais está invertendo a lógica tradicional vigente na web e que privilegia atualidade e autoria.  A grande preocupação parece ser agora priorizar a qualidade de textos, fotos, vídeos e da interatividade em geral sobre a popularidade e audiências. Pelo menos seis novas iniciativas estão entrando agora no mercado tendo como […]

Os jornalistas e a distorção informativa em campanhas eleitorais

As campanhas eleitorais, em qualquer parte do mundo, são uma ocasião onde enviesar dados, fatos e informações sobre adversários políticos torna-se uma atividade tão importante para os candidatos quanto fazer promessas aos eleitores. É também a época  em que os princípios do jornalismo são submetidos a periódicas provas de fogo, das quais geralmente a profissão sai […]

Jornalismo de alta densidade ganha espaço na web

Depois de várias experiências feitas por alguns exploradores de novas tecnologias, as redações começam a usar com mais regularidade um estilo de narrativa noticiosa que combina duas características opostas e que sempre desafiaram a criatividade dos jornalistas: textos compactos, mas ao mesmo tempo detalhados e profundos, definidos por alguns especialistas como informação com alta densidade. […]

Uma foto que vale por um veredito

A falta de atenção de dois juízes do STF na apresentação dos advogados da defesa no caso mensalão, num momento de extrema agilidade jornalística do fotógrafo do jornal O Estado de São Paulo, na sessão do dia 6 de agosto. As palavras são desnecessárias.  

Mensalão como paradigma da complexidade informativa

O mensalão já é um divisor de águas na comunicação, independente do resultado do julgamento do STF.  O processo é um caso típico de situação altamente complexa tratada de forma dicotômica pela imprensa e pelo marketing eleitoral dos partidos políticos.  E seja qual for o desfecho, as sequelas vão mostrar qual o papel dos jornalistas […]

Por que inovar é tão difícil no jornalismo

Quem trabalha ou já trabalhou numa redação jornalística, seja ela em jornal, rádio, TV e até na internet,  sabe que mudar procedimentos e rotinas é uma coisa difícil de ser feita, principalmente quando tudo parece estar funcionando bem. Isso acontece porque o exercício do jornalismo se transformou numa linha de montagem de notícias, onde o […]

Truth Goggles assusta políticos e jornalistas ao checar notícias em tempo real

Seis meses depois do início dos testes com usuários, o sistema criado por um estudante de 24 anos começou a provocar calafrios entre os candidatos nas eleições norte-americanas de 2012, perplexidade na imprensa e uma enorme curiosidade entre eleitores e consumidores de informações jornalísticas. Dan Schultz, que faz pós-graduação no Massachusetts Institute of Technology (MIT), […]

Imprensa ajuda futebol a virar balcão de negócios

O uso de transferências de jogadores consagrados como ferramenta de marketing está atingindo os limites do paroxismo, aumentando a rentabilidade dos negócios no esporte graças à colaboração decisiva da imprensa tupiniquim. Está cada dia mais difícil distinguir a abordagem jornalística de fatos esportivos dos milionários interesses comerciais no futebol, vôlei, atletismo e, mais recentemente, as polêmicas […]

Sustentabilidade jornalística, o novo desafio da profissão

Sustentabilidade virou palavra da moda. Primeiro foi no ambientalismo, depois contagiou os economistas e agora chega ao jornalismo já não mais como um problema alheio, mas como um dilema profissional. Até agora a sobrevivência de um jornalista dependia do seu salário ou dos pagamentos avulsos.  Os salários estão minguando tanto em valor como em frequência, […]

O fim do “furo” e do “fechamento”

A cultura do “fechamento” está com os dias contados no jornalismo. A rotina já acabou porque as novas tecnologias já impuseram o ciclo 24 horas sete dias da semana na produção de noticias. Mas um hábito entranhado há décadas morre mais lentamente. Esta é a razão para problemas como o ocorrido esta semana nos Estados […]