Os jornalistas perderam o controle da notícia na internet e agora estão ameaçados de perdê-lo também nos jornais impressos, rádios e emissoras de TV convencionais. É que cresce o número de políticos, governantes, empresários e até artistas que condicionam a concessão de entrevistas ou informações à obediência dos repórteres e editores a determinadas normas fixadas […]
Arquivos: Código Aberto
A crise mundial deflagrada pelo vídeo sobre o profeta Maomé mostrou com cores dramáticas a relevância adquirida pelo contexto na transmissão de notícias, especialmente quando elas circulam de forma quase instantânea pela internet. A contextualização deixou de ser um requinte jornalístico para converter-se em elemento capaz de deflagrar as mais diversas e estapafúrdias reações a partir […]
As faculdades de jornalismo podem ter um papel chave no fortalecimento do jornalismo local, um segmento da imprensa apontado como essencial tanto para o desenvolvimento de comunidades sociais como para a sobrevivência da própria imprensa. É o que estão mostrando algumas instituições de ensino superior que decidiram sair da “torre de marfim” e meter a […]
O episódio do filme sobre o profeta Maomé que desatou uma onda de protestos no mundo árabe mostrou a intensidade latente de ressentimentos culturais, mas também a gravidade de uma questão tecnológica que pode afetar o planeta inteiro. A empresa Google, controladora do site YouTube onde foi postado um trailer do polêmico filme, decidiu banir […]
Já não há mais muitas dúvidas de que a sobrevivência de empresas jornalísticas passa ao largo da venda direta de notícias ao público e tudo indica que caminhamos para a aplicação de um modelo de negócios similar ao adotado, no início do século 20, por King Gillette, o empresário norte-americano que popularizou as lâminas de […]
Qual é o papel da imprensa na cobertura de uma campanha eleitoral? Esta pergunta está sendo feita com uma intrigante frequência na reta final da campanha eleitoral norte-americana, mas bem que poderia estar também na agenda da imprensa brasileira, às vésperas das eleições municipais de 7 de outubro. O papel dos jornalistas numa campanha eleitoral […]
O professor e blogueiro norte-americano Jeff Jarvis foi muito feliz quando cunhou a frase que serve de título para este post. Parece um jogo de palavras, mas a afirmação carrega um significado oculto que está ligado à proposta da comunicação e do jornalismo. A multiplicação viral de novos telefones celulares, dos tablets e a miríade […]
Mais urgente e necessária do que a discussão sobre a obrigatoriedade do diploma de jornalista é a busca pela melhoria da qualidade dos profissionais num momento em que a atividade vive um crítico momento de transição. Se diploma fosse garantia de qualidade no exercício do jornalismo, o debate atual não teria razão de existir e […]
As suspeitas de plágio levantadas contra Fareed Zakaria, uma das mais badaladas estrelas do jornalismo norte-americano, provocaram mais do que um novo abalo na credibilidade dos grandes colunistas. Geraram também um inédito exame de consciência sobre a relação entre as grandes assinaturas ou grifes da imprensa tanto com suas fontes como com os seus leitores. Zakaria […]
Uma leva de novos projetos editoriais está invertendo a lógica tradicional vigente na web e que privilegia atualidade e autoria. A grande preocupação parece ser agora priorizar a qualidade de textos, fotos, vídeos e da interatividade em geral sobre a popularidade e audiências. Pelo menos seis novas iniciativas estão entrando agora no mercado tendo como […]
As campanhas eleitorais, em qualquer parte do mundo, são uma ocasião onde enviesar dados, fatos e informações sobre adversários políticos torna-se uma atividade tão importante para os candidatos quanto fazer promessas aos eleitores. É também a época em que os princípios do jornalismo são submetidos a periódicas provas de fogo, das quais geralmente a profissão sai […]
Depois de várias experiências feitas por alguns exploradores de novas tecnologias, as redações começam a usar com mais regularidade um estilo de narrativa noticiosa que combina duas características opostas e que sempre desafiaram a criatividade dos jornalistas: textos compactos, mas ao mesmo tempo detalhados e profundos, definidos por alguns especialistas como informação com alta densidade. […]
A falta de atenção de dois juízes do STF na apresentação dos advogados da defesa no caso mensalão, num momento de extrema agilidade jornalística do fotógrafo do jornal O Estado de São Paulo, na sessão do dia 6 de agosto. As palavras são desnecessárias.
O mensalão já é um divisor de águas na comunicação, independente do resultado do julgamento do STF. O processo é um caso típico de situação altamente complexa tratada de forma dicotômica pela imprensa e pelo marketing eleitoral dos partidos políticos. E seja qual for o desfecho, as sequelas vão mostrar qual o papel dos jornalistas […]
Quem trabalha ou já trabalhou numa redação jornalística, seja ela em jornal, rádio, TV e até na internet, sabe que mudar procedimentos e rotinas é uma coisa difícil de ser feita, principalmente quando tudo parece estar funcionando bem. Isso acontece porque o exercício do jornalismo se transformou numa linha de montagem de notícias, onde o […]
Seis meses depois do início dos testes com usuários, o sistema criado por um estudante de 24 anos começou a provocar calafrios entre os candidatos nas eleições norte-americanas de 2012, perplexidade na imprensa e uma enorme curiosidade entre eleitores e consumidores de informações jornalísticas. Dan Schultz, que faz pós-graduação no Massachusetts Institute of Technology (MIT), […]
Num dia comum, poderia ter sido na sexta feira, dia13/7, em apenas 24 horas, 250 milhões de fotos foram postadas no Facebook, 840 mil horas de vídeos foram parar no YouTube e cerca de 300 bilhões de mensagens de correio eletrônico circularam pela Web. É um verdadeiro massacre informativo. Algo nunca visto na história da […]
O uso de transferências de jogadores consagrados como ferramenta de marketing está atingindo os limites do paroxismo, aumentando a rentabilidade dos negócios no esporte graças à colaboração decisiva da imprensa tupiniquim. Está cada dia mais difícil distinguir a abordagem jornalística de fatos esportivos dos milionários interesses comerciais no futebol, vôlei, atletismo e, mais recentemente, as polêmicas […]
Sustentabilidade virou palavra da moda. Primeiro foi no ambientalismo, depois contagiou os economistas e agora chega ao jornalismo já não mais como um problema alheio, mas como um dilema profissional. Até agora a sobrevivência de um jornalista dependia do seu salário ou dos pagamentos avulsos. Os salários estão minguando tanto em valor como em frequência, […]
A cultura do “fechamento” está com os dias contados no jornalismo. A rotina já acabou porque as novas tecnologias já impuseram o ciclo 24 horas sete dias da semana na produção de noticias. Mas um hábito entranhado há décadas morre mais lentamente. Esta é a razão para problemas como o ocorrido esta semana nos Estados […]