Saturday, 23 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Arquivos: Código Aberto

O jornalismo precisa de você, leitor

Até bem pouco tempo atrás uma afirmação como a contida neste título seria considerada uma heresia e uma violação dos princípios profissionais. É que os jornalistas detinham a exclusividade na confirmação e contextualização de fatos, dados e notícias, porque eram poucas as fontes de informação. Mas isso mudou radicalmente. A internet provocou uma avalancha informativa […]

A falência da ordem política mundial e a democracia tipo Facebook

Depois que escrevi este título, me veio a dúvida se não estava sendo demasiado apocalíptico, mas fiquei menos confuso quando li os textos que o filósofo alemão Jurgen Habermas publicou no início de novembro e que provocaram um apaixonado debate entre intelectuais e jornalistas alemães sobre a crise europeia.   O que Habermas disse, e foi […]

Ativistas do Photoshop entram na onda mundial de protestos

O policial norte-americano John Pike nunca imaginou que poderia se transformar num personagem conhecido em todo mundo, em questão de horas. Só que a visibilidade conquistada pelo tenente da polícia da cidade de Davis, California, é a pior possível.   Pike se tornou a figura central em centenas de ilustrações mixadas com a foto onde […]

Novo modelo informativo pode combinar financiamento público e privado da imprensa

A transformação dos jornais em empresas com financiamento público surge como uma opção cada vez mais frequente entre os que procuram alternativas para as dificuldades atuais enfrentadas pela imprensa, principalmente nos países mais ricos do mundo. É o que fica claro na maioria dos textos de vários especialistas incluidos no livro Will the Last Reporter […]

O “trator” Google atropela a internet

Os dados são oficiais, fornecidos pela SEC1 dos Estados Unidos: a companhia Google já comprou 57 empresas de software e hardware de janeiro a setembro de 2011 e pode até janeiro incorporar mais 10 a 15 outras , acumulando um total de aquisições no valor de quase US$ 2 bilhões. Isso sem falar na megaoperação […]

As lições de um manual de redação de jornal

Um manual de redação não é uma coisa que deva interessar apenas aos jornalistas. Afinal, ele é uma espécie de livro de receitas sobre como fazer uma notícia ou reportagem, e isso pode interessar tanto ao leitor quanto a informação sobre os ingredientes do pão nosso de cada dia.   É por isto que o […]

O marketing dos cadáveres políticos

Agora virou moda. Depois do romeno Nikolai Ceausescu, do iraquiano Saddam Hussein, do saudita Bin Laden, coube agora ao líbio Muammar Kadhafi o triste privilégio de aparecer nas primeiras páginas de quase todos os jornais do mundo na condição de cadáver. São fotografias chocantes de mortos ilustres, apresentados como troféu pelos supostos vitoriosos, mas que […]

Pauta aberta sinaliza fim do “furo” jornalístico

Um dos maiores tabus do jornalismo começa a ser desmontado gradualmente com o avanço da experiência lançada em meados de outubro pelo jornal inglês The Guardian. Ao abrir sua agenda futura de notícias para o público em geral, o matutino quebrou uma regra de ouro das redações, segundo a qual o sigilo sobre o que será […]

O grito primal dos ‘indignados’

Já são quase 900 as cidades ao redor do mundo onde ocorreram manifestações orientadas pelo slogan Ocupar…….. Segundo o jornal inglês The Guardian, o total de participantes dos protestos classificados pelo repórter Nicholas Kristoff, do The New York Times, como um grito primal, superam os oito milhões. São números que impressionam porque foram simplesmente escondidos […]

Nada como crises para despertar a criatividade na imprensa

As notícias ruins não param de tirar o sono dos executivos das indústrias da comunicação, mas nas redações de alguns jornais europeus e norte-americanos o pessimismo parece ter sido substituido pela exploração de novas estratégias para recompor a relação entre profissionais e leitores.   É o que salta aos olhos quando se observa o que […]

Os novos porteiros da notícia

Depois de muita gente, inclusive eu, anunciar o fim da função jornalística chamada pelos norte-americanos de gatekeeper (em português, porteiro), tornam-se cada vez mais fortes os indícios de que o cargo simplesmente trocou de dono. Deixou de ser parte da hierarquia jornalística para transformar-se numa atividade exercida por programas eletrônicos que movem sites como a […]

Ocupar a Internet, perdão, Wall Street

Esta semana a agência de notícias Reuters distribuiu um texto com o seguinte título: “Ocupar Wall Street, mas primeiro, ocupar a Internet”. A agência foi muito feliz pois esta é talvez a principal explicação para o vertiginoso crescimento da visibilidade pública do protesto iniciado no final de setembro em pleno centro de Nova York contra […]

A imprensa e a onda mundial de protestos de rua

Os protestos de rua estão deixando de ser atos isolados de insatisfação para configurarem um novo fenômeno politico a desafiar a cobertura da imprensa. Até Wall Street entrou na moda, depois que manifestantes norte-americanos decidiram acampar nas proximidades da mais importante bolsa de valores do planeta para protestar contra o que classificam de lucros exagerados […]

Crise de receitas financeiras começa a afetar também os grandes portais na Web

O mesmo fenômeno responsável pela crise no modelo de negócio dos jornais impressos começou agora a atingir  também os produtores de conteúdo na internet, segundo dados que acabam de ser divulgados pelo insuspeito setor da publicidade online.  As revistas Slate e Salon, as mais bem sucedidas publicações do gênero da internet, estão perdendo anunciantes num ritmo […]