Um seminário organizado há duas semanas pela BBC de Londres recolocou em evidencia a polêmica sobre as relações entre os jornalistas e o público, especialmente no que se refere à troca de informações. O dado novo no debate é o papel das chamadas redes sociais, vistas por alguns profissionais como meras câmaras de ressonância da […]
Arquivos: Código Aberto
A imprensa precisa começar a olhar para o outro lado do poder. Não apenas aqui no Brasil, mas em todo o mundo. É que são cada dia mais claros os sinais de que algo está acontecendo fora dos palácios, parlamentos, ministérios, tribunais, sedes partidárias, organizações empresariais e sindicais. Está acontecendo mais precisamente nas praças públicas, locais […]
A Atlantic Magazine, um dos ícones da tradição jornalística norte-americana embarcou numa inovadora aventura que está provocando arrepios em vários editores, inclusive os considerados de esquerda. A Atlantic, fundada em 1857, acaba de abrir o seu conteúdo editorial para o público geral, que pode propor artigos e comentar os já publicados, numa experiência de coedição […]
Se depender dos resultados de uma pesquisa do Projeto pela Excelência do Jornalismo (PEJ), dos Estados Unidos, a produção de notícias tende a se tornar uma tarefa cada vez mais complexa, diversificada e imprevisível. É que os dados apontaram a existência múltiplos tipos de leitores, cada um com suas características e necessidades informativas. Depois de […]
Quem se deu ao trabalho de observar as manchetes de notícias sobre internet publicadas nos últimos dez dias deve ter verificado que a maioria delas não era sobre novas tecnologias, mas sim sobre a algo ligado ao quotidiano de mais de um bilhão de usuários da web. O tema do fim de privacidade individual ganhou […]
A polêmica sobre as várias hipóteses da morte de Osama bin Laden mostra como na era da avalancha informativa provocada pela internet é cada vez maior o espaço ocupado pela exploração das nuances numa notícia, indicando as enormes dificuldades que o jornalismo tem para ater-se a uma de suas regras básicas, que é a identificação […]
O confronto envolvendo a mega corporação Sony Corp. e o jovem norte-americano George Hotz tem todas as características de um enfrentamento estilo David contra Golias, na bilionária arena da indústria do entretenimento digital. Mas não é só o seu lado curioso que chama a atenção no caso. A queda de braço já está sendo considerada […]
O assunto ainda não ganhou as manchetes da imprensa, mas já está na agenda dos estrategistas e estudiosos da comunicação há algum tempo, pois são cada vez mais claros os sinais de uma polarização entre adeptos e críticos da nova ordem mundial que está sendo lentamente implantada pelas consequências socioeconômicas e politicas da internet. A […]
A imprensa convencional sempre defendeu com unhas e dentes a propriedade intelectual de artigos e reportagens com base numa argumentação jurídica e filosófica. O copyright seria um direito tão inalienável quanto o da propriedade de uma casa, mas a defesa do princípio raramente foi levada ao terreno econômico. Esta é a razão que faz o […]
A polêmica sobre o fim de um dos mais badalados princípios marqueteiros da indústria de computadores parece indicar uma reviravolta na forma como os pesquisadores, executivos e usuários veem os desdobramentos futuros da internet e da web. A lei de Moore previa que a cada 18 meses seria possível duplicar a capacidade de processamento dos […]
Os economistas, quando pressionados pelos politicos, usam uma expressão criada por James Carville, assessor de campanha do ex-presidente norte-americano Bill Clinton: It´s the economy, stupid (É a economia, estúpido). Ela foi usada num debate, na televisão, com o ex-presidente George W. Bush e hoje bem que poderia ser usada também na atual discussão sobre o […]
A média de leitores que passaram a acessar notícias de jornais a partir do sistema Twitter de micro mensagens registrou um surpreendente crescimento de quase 60% nos últimos seis meses, nos Estados Unidos. Esta tendência, cada vez mais clara, mostra que as pessoas além de não comprarem mais a edição impressa, simplesmente esperam que a […]
Um dos melhores pontos de observação da imprensa é o que poderíamos chamar de “o outro lado do balcão”, ou seja, como fornecedor de informações. Por conta da consultoria que dou à recém-criada Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) acabei levado para o lado de quem dá notícias para a imprensa e aí é possível […]
Steven Brill, o norte-americano que há dois anos prometeu encontrar a fórmula mágica para garantir a sobrevivência financeira da imprensa online, jogou a toalha. Ele vendeu esta semana o projeto Press + para a RR Donnelley, uma das mais importantes empresas gráficas do mundo, com negócios também aqui no Brasil. Brill não conseguiu encontrar uma […]
O jornal norte-americano The New York Times gastou cerca de 40 milhões de dólares para desenvolver um sistema de cobrança de notícias publicadas em sua página web, mas ele se tornou vulnerável, menos de duas semanas depois de ser lançado. Quatro linhas de código na linguagem Javascript permitem remover uma espécie de tela que cobre […]
A edição 2011 do relatório State of the News Media (Estado da Imprensa) divulgado esta semana nos Estados Unidos permite vislumbrar o que poderá ser a nova estrutura de informações que está surgindo em meio às modificações em curso na área das indústrias da comunicação. O relatório oferece números e tendências que mostram a fragmentação do […]
Os leitores que não são jornalistas me perdoem, mas este post é sobre um tema que tem tudo a ver com quem trabalha em redações. A revista dominical do jornal americano The New York Times passou a publicar na edição desta semana uma ficha no final de cada texto, onde além do nome do repórter […]
Cerca de um terço dos norte-americanos prefere acessar redes sociais na internet para obter informações sobre temas locais ou discutir assuntos comunitários. Trata-se de uma tendência que já está sendo observada na Europa, na Ásia e na Austrália, onde as pesquisas apontam também uma redução acentuada na participação da imprensa na produção de notícias locais. […]
A mais recente praga informativa na internet tem um nome curioso: “fazenda de conteúdos”, tradução literal do inglês content farm. O nome foi escolhido porque na verdade trata-se de páginas web com grande quantidade de artigos, geralmente maquiados de outras fontes, que por seu conteúdo popularesco atraem muitos leitores e por conseqüência também a publicidade. O […]
O lançamento de vários projetos de publicação de notícias em formato tablet parecia a grande promessa de salvação dos conglomerados da indústria de jornais, mas em vez de uma saudável disputa por público, os principais protagonistas acabaram envolvidos numa briga por dinheiro. A empresa Apple quer cobrar 30% de todo o faturamento gerado pela assinatura […]