Saturday, 23 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Arquivos: Código Aberto

Redes sociais reacendem polêmica sobre a produção jornalística como uma “conversa” entre repórteres e fontes

Um seminário organizado há duas semanas pela BBC de Londres recolocou em evidencia a polêmica sobre as relações entre os jornalistas e o público, especialmente no que se refere à troca de informações. O dado novo no debate é o papel das chamadas redes sociais, vistas por alguns profissionais como meras câmaras de ressonância da […]

A imprensa e o fenômeno mundial das manifestações em praças públicas

A imprensa precisa começar a olhar para o outro lado do poder. Não apenas aqui no Brasil, mas em todo o mundo. É que são cada dia mais claros os sinais de que algo está acontecendo fora dos palácios, parlamentos, ministérios, tribunais, sedes partidárias, organizações empresariais e sindicais. Está acontecendo mais precisamente nas praças públicas, locais […]

Revista centenária embarca em experiência revolucionária

A Atlantic Magazine, um dos ícones da tradição jornalística norte-americana embarcou numa inovadora aventura que está provocando arrepios em vários editores, inclusive os considerados de esquerda. A Atlantic, fundada em 1857, acaba de abrir o seu conteúdo editorial para o público geral, que pode propor artigos e comentar os já publicados, numa experiência de coedição […]

Pesquisa tenta desvendar os mistérios do leitor virtual

Se depender dos resultados de uma pesquisa do Projeto pela Excelência do Jornalismo (PEJ), dos Estados Unidos, a produção de notícias tende a se tornar uma tarefa cada vez mais complexa, diversificada e imprevisível. É que os dados apontaram a existência múltiplos tipos de leitores, cada um com suas características e necessidades informativas. Depois de […]

Entrando na era das paredes de vidro

Quem se deu ao trabalho de observar as manchetes de notícias sobre internet publicadas nos últimos dez dias deve ter verificado que a maioria delas não era sobre novas tecnologias, mas sim sobre a algo ligado ao quotidiano de mais de um bilhão de usuários da web. O tema do fim de privacidade individual ganhou […]

A avalancha de versões no caso bin Laden

A polêmica sobre as várias hipóteses da morte de Osama bin Laden mostra como na era da avalancha informativa provocada pela internet é cada vez maior o espaço ocupado pela exploração das nuances numa notícia, indicando as enormes dificuldades que o jornalismo tem para ater-se a uma de suas regras básicas, que é a identificação […]

David contra Golias na guerrilha comercial da privacidade online

O confronto envolvendo a mega corporação Sony Corp. e o jovem norte-americano George Hotz tem todas as características de um enfrentamento estilo David contra Golias, na bilionária arena da indústria do entretenimento digital. Mas não é só o seu lado curioso que chama a atenção no caso. A queda de braço já está sendo considerada […]

A polêmica sobre a balcanização da internet

O assunto ainda não ganhou as manchetes da imprensa, mas já está na agenda dos estrategistas e estudiosos da comunicação há algum tempo, pois são cada vez mais claros os sinais de uma polarização entre adeptos e críticos da nova ordem mundial que está sendo lentamente implantada pelas consequências socioeconômicas e politicas da internet. A […]

É a informação, estúpido

Os economistas, quando pressionados pelos politicos, usam uma expressão criada por James Carville, assessor de campanha do ex-presidente norte-americano Bill Clinton: It´s the economy, stupid (É a economia, estúpido). Ela foi usada num debate, na televisão,  com o ex-presidente George W. Bush e hoje bem que poderia ser usada também na atual discussão sobre o […]

A reportagem jornalística vista do “outro lado do balcão”

Um dos melhores pontos de observação da imprensa é o que poderíamos chamar de “o outro lado do balcão”, ou seja, como fornecedor de informações. Por conta da consultoria que dou à recém-criada Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) acabei levado para o lado de quem dá notícias para a imprensa e aí é possível […]

A batalha pelo pagamento de notícias online faz novas vítimas

Steven Brill, o norte-americano que há dois anos prometeu encontrar a fórmula mágica para garantir a sobrevivência financeira da imprensa online, jogou a toalha. Ele vendeu esta semana o projeto Press + para a RR Donnelley, uma das mais importantes empresas gráficas do mundo, com negócios também aqui no Brasil. Brill não conseguiu encontrar uma […]

Internautas descobrem como burlar o sistema de pagamentos no acesso às notícias online do The New York Times

O jornal norte-americano The New York Times gastou cerca de 40 milhões de dólares para desenvolver um sistema de cobrança de notícias publicadas em sua página web, mas ele se tornou vulnerável, menos de duas semanas depois de ser lançado. Quatro linhas de código na linguagem Javascript permitem remover uma espécie de tela que cobre […]

Informe State of the News Media 2011 identifica novos padrões de comportamento nas empresas jornalísticas em ambiente Web

A edição 2011 do relatório State of the News Media (Estado da Imprensa) divulgado esta semana nos Estados Unidos permite vislumbrar o que poderá ser a nova estrutura de informações que está surgindo em meio às modificações em curso na área das indústrias da comunicação. O relatório oferece números e tendências que mostram a fragmentação do […]

A imprensa perde espaço no noticiário local

Cerca de um terço dos norte-americanos prefere acessar redes sociais na internet para obter informações sobre temas locais ou discutir assuntos comunitários. Trata-se de uma tendência que já está sendo observada na Europa, na Ásia e na Austrália, onde as pesquisas apontam também uma redução acentuada na participação da imprensa na produção de notícias locais. […]

As ‘fazendas de conteúdos’ e a polêmica sobre o lixo informativo na internet

A mais recente praga informativa na internet tem um nome curioso: “fazenda de conteúdos”, tradução literal do inglês content farm.  O nome foi escolhido porque na verdade trata-se de páginas web com grande quantidade de artigos, geralmente maquiados de outras fontes, que por seu conteúdo popularesco atraem muitos leitores e por conseqüência também a publicidade. O […]

A batalha dos tablets opoe conglomerados jornalisticos e industrias eletronicas

O lançamento de vários projetos de publicação de notícias em formato tablet parecia a grande promessa de salvação dos conglomerados da indústria de jornais, mas em vez de uma saudável disputa por público, os principais protagonistas acabaram envolvidos numa briga por dinheiro. A empresa Apple quer cobrar 30% de todo o faturamento gerado pela assinatura […]