Saturday, 23 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Arquivos: Código Aberto

O jornalismo como parte do capital social nas comunidades

O jornalismo, como o conhecemos hoje em dia, está agonizante não porque seus valores e rotinas tenham se esgotado, mas porque a realidade onde ele se insere mudou. A teoria do jornalismo atual foi concebida num contexto em que a indústria da comunicação, da qual faz parte a indústria dos jornais, era quem ditava as […]

A síndrome do hamster nas redações

A imagem do ratinho correndo freneticamente no pequeno carrossel dentro de uma gaiola foi a escolhida pelo jornalista norte-americano Dean Starkman para descrever o ritmo cada vez mais veloz adotado pelas redações para processar e publicar notícias. A correria do ratinho não tem nenhum sentido ou objetivo. É correr por correr porque o animal precisa […]

Pesquisa mostra futuro sombrio também para a TV aberta

Não é mais novidade o fato de que os jornais impressos convencionais perdem cada vez mais leitores. O que poucos sabiam é que também a televisão aberta enfrenta um futuro sombrio diante do êxodo, cada vez mais intenso, dos espectadores com menos de 35 anos para a internet. Este fenômeno ficou plasmado em números por […]

Futuro do jornalismo: luz no fim do túnel ?

Ainda não é uma luz no fim do túnel, mas alguns estudiosos do jornalismo já começam a vislumbrar um novo horizonte para a atividade. E o que começa a surgir vai espantar muita gente porque tem pouca coisa a ver com o que entendemos hoje por jornalismo. A tendência que certamente vai gerar mais polêmica […]

Boataria eleitoral põe em evidência necessidade da contextualização e leitura crítica de notícias

Boatos e contra-informação sempre foram itens quase obrigatórios em campanhas eleitorais, aqui e no exterior, mas este ano estamos experimentando pela primeira vez os efeitos do uso da internet na disseminação de informações falsas ou distorcidas. É facil demonizar a internet pela boataria. Faz parte da cultura política culpar a tecnologia como se ela fosse […]

O show da BBC no Chile

O resgate dos 33 mineiros chilenos foi um espetáculo midiático em escala planetária. O governo do presidente Sebastian Piñera montou uma sofisticada operação de marketing político, que incluiu até a confecção de jaquetas especiais para o evento, com o logotipo do governo chileno nas costas. A TV chilena montou um pool patrocinado pelo governo que […]

As duas grandes tendências no mundo dos negócios jornalísticos

O jornal impresso que as pessoas recebem de manhã na porta de casa já quase uma relíquia para a grande maioria das indústrias jornalísticas que se transformaram em impérios da comunicação graças às edições em papel. Contrariando as previsões pessimistas sobre a sobrevivência de grupos como The New York Times, Guardian, O Globo, The Washington […]

Jogo para ‘cachorro grande’

É cada dia mais difícil interpretar o resultado de uma sondagem de intenções de voto num pleito presidencial porque os números já representam pouca coisa diante da crescente importância da contextualização de dados, fatos e processos. Como a maior parte das pessoas ainda percebe as pesquisas como um retrato da realidade pré-eleitoral, fica fácil entender […]

O protagonismo eleitoral da imprensa e o futuro da indústria jornalística no Brasil

A imprensa sempre foi um protagonista relevante em eleições no Brasil, mas, até agora, a sua participação era menos importante do que o posicionamento dos candidatos. As polêmicas sobre o papel da midia se limitavam à sua estratégia editorial. Os candidatos faziam as denúncias e os jornais, revistas, TV e rádios repercutiam. Em 2010 surgiu […]

O jornalismo ‘preguiçoso’

Participei do programa do Observatório na TV, na terça-feira (14/9), e, enquanto debatíamos o tema Jornalismo sem Jornalistas, o telespectador Valtencir, do Pará, perguntou se os profissionais não estavam ficando mais preguiçosos em matéria de produção de informações. A pergunta, aparentemente, estava apoiada na percepção de que a avalancha informativa provocada pela internet tornou muito mais […]

O Twitter e o ‘jornalismo boca a boca’

O recente terremoto na Nova Zelândia acrescentou mais um elemento à já longa lista de polêmicas envolvendo o sistema de micromensagens Twitter. O tremor, de 7,2 graus na escala Richter, foi só um décimo de grau menos intenso do que o do Haiti, e o jornalistas europeus que tentaram obter notícias surfando pelo Twitter de […]

Crise na imprensa: sucessão de notícias ruins

Os prognósticos financeiros da imprensa, em escala mundial, mostram que não houve reversão nos indicadores da saúde corporativa, o que reforça a tese de que mudar custa muito dinheiro, mas não mudar pode sair ainda mais caro. Tudo porque as grandes empresas, tanto da mídia impressa como do audiovisual, vacilam diante do impasse entre esticar ao […]

A polarização política e o exercício do jornalismo na Venezuela de Chávez

Quem estiver preocupado sobre como a polarização politico-partidária afeta o jornalismo deve pensar seriamente em visitar a Venezuela, em especial a sua capital, Caracas. É um estudo de caso imperdível dadas as circunstâncias especiais criadas pelo fato de que a divisão entre chavistas e antichavistas é tão radical que são raríssimos os temas e situações […]

A imprensa e a despolitização do debate eleitoral

Até parece conversa de avô para neto, mas definitivamente não se fazem mais campanhas eleitorais como antes. O que mais surpreende na atual campanha é a ausência de conflito, é como se o eleitor fosse escolher entre seis e meia dúzia porque esta é a mensagem embutida na agenda que a mídia está levando para […]

Eleitor 2010, a patrulha eleitoral

O projeto mal saiu da etapa alfa e ainda está no que os internautas mais experientes chamam de fase beta, mas já recebeu 180 denúncias de violações da lei eleitoral feitas por brasileiros de todas as regiões do país.   O site Eleitor 2010 é a primeira experiência brasileira de monitoramento eleitoral praticado de forma […]