Pressionados pelas consequências da generalização dos incêndios florestais, os europeus estão recorrendo em massa uma tecnologia revolucionária que, acredite quem quiser, foi desenvolvida no Quênia em 2008, por uma jovem advogada e mãe de família. O programa Ushahidi (testemunha em swahili, o idioma nacional do Quênia) surgiu por acaso quando a advogada e ativista […]
Arquivos: Código Aberto
Redes sociais como Facebook já funcionam como verdadeiras agências de notícias por meio das quais as pessoas recebem as informações que desejam ou necessitam, e além disso referendadas pela recomendação de amigos ou colegas de confiança. Esta nova aplicação das redes sociais — incluindo You Tube, Orkut, Twitter e muitas outras — está crescendo rapidamente, […]
Segundo os valores democráticos convencionais, os eleitores são os grandes atores de uma votação, pois esta seria a sua principal oportunidade para influir nos destinos do país. Pelo menos é isto que dizem os livros, mas, na prática, as campanhas eleitorais foram transformadas em competições em que o importante é saber quem está na frente […]
A divulgação de 92 mil documentos secretos sobre a guerra no Afeganistão pôs em evidência uma das questões mais complexas e polêmicas entre todas as levantadas pela disseminação do uso da internet como canal de comunicação: qual a linha divisória entre o que pode ou não tornar-se domínio público em matéria de informação. Esta não […]
Faltando pouco mais de 60 dias para as eleições deste ano, o que surpreende é o baixo indice de participação do público na campanha eleitoral. A reação espontânea da maioria das pessoas é ver o pleito como uma coisa dos políticos e, secundariamente, como uma obrigação cidadã. Trata-se de uma mudança significativa em relação a […]
Uma pesquisa norte-americana divulgada no final de junho derrubou uma série de mitos e preconceitos sobre a polêmica relação entre jornalistas profissionais e blogueiros na produção de noticias. A mais surpreendente de todas as revelações do trabalho realizado pelo Project for Excellence in Journalism (Projeto pela Excelência no Jornalismo – PEJ) foi a de que […]
O envolvimento de policiais e ex-policiais no noticiário sobre crimes de repercussão nacional deixou de ser uma exceção para transformar-se quase numa rotina, tal a freqüência com que ocorre. Dois casos super-badalados como o do goleiro Bruno e da advogada Mércia Nakashima têm na lista dos principais suspeitos indivíduos direta e indiretamente associados às policias […]
A preocupação com a transparência é um tema em alta na agenda do debate público e um novo desafio para o exercício do jornalismo na era digital. O volume de dados colocados à disposição das pessoas tende a crescer cada vez mais na medida em que os poderes executivo, legislativo e judiciário, desde o nível […]
Com a venda do jornal Le Monde, há dias, todos os grandes jornais franceses trocaram de dono nos últimos quatro anos e passaram a ser controlados por grupos de milionários cujo interesse na imprensa ainda é um grande mistério. O caso francês é talvez o mais ilustrativo da grande mudança corporativa que está acontecendo […]
Os professores Heikki Heikkilä e Risto Kunelius, da Universidade de Helsinki, Finlândia, estão pesquisando uma hipótese que pode acender uma luz no fim do túnel em que se encontra a imprensa mundial, depois que a internet colocou de pernas para o ar o modelo convencional de negócios na indústria dos jornais. Eles estão desenvolvendo […]
A TV Globo passou a ter um problema sério depois do impacto alcançado pela mensagem “Cala Boca Galvão”, no Twitter, um sistema de micromensagens disseminadas pela internet e que na semana passada chegou a ter repercussão mundial. A emissora não vai afastar o polêmico locutor durante a Copa do Mundo, mas provavelmente dará férias […]
O sonho de todo o repórter está começando a se tornar realidade. Nesta semana, os organizadores do DocumentCloud anunciaram que mais 20 jornais, universidades, centros de pesquisa e blogs jornalísticos aderiram ao projeto lançado no ano passado e que pretende ser a referência obrigatória para o trabalho investigativo online. O DocumentCloud é uma espécie […]
Não há brasileiro que não esteja próxima, ou remotamente, interessado no que está acontecendo na África do Sul, no início de mais uma Copa do Mundo de futebol. O espetáculo é fascinante , mas existe um tema que foi mantido na sombra e que provavelmente só virá à tona, se vier, quando terminar a festa […]
Participei recentemente de dois eventos sobre jornalismo online e deles sai com a convicção de que este tipo de nicho informativo enfrenta três grandes desafios, que podem determinar o sucesso ou o fracasso de quem atua ou pretende atuar neste setor. Os três desafios são: 1) Diálogo com os programadores 2) Interatividade com […]
A rebelião contra os impostos já é um fenômeno mundial e, ao que tudo indica, vai ocupar um lugar destacado na pauta da imprensa brasileira durante a cobertura da campanha para as eleições presidenciais de 2010. É um tema muito popular e que mexe no bolso de todos nós, mas cuja discussão deve ser […]
A expressão jornalismo visual é quase uma redundância porque a maior parte do que lemos e vemos é percebido pelo nosso cérebro por meio do sentido da visão. Mas a diferença se faz necessária por conta da idéia de que o texto não é uma imagem, o que é falso, mas acabou sendo validado pela […]
Depois de quase uma década de uso eufórico da internet para trocar fotos, músicas, vídeos, documentos e diários íntimos, os internautas estão mergulhando agora no pesadelo de ter todos os seus dados pessoais sujeitos a vazamentos, roubo ou espionagem. Prova disto é a multiplicação de ações contra sites como o Facebook e o Google, acusados […]
A relação entre a indústria de jornais e a empresa Google ainda está cheia de espaços em branco , mas uma coisa parece certa: mais cedo ou mais tarde, a duas partes chegarão a um acordo. E a razão é simples: a empresa que criou o mais popular sistema de buscas na Web precisa dos […]
Não houve outro jeito senão inventar uma palavra para expressar o que os “cérebros” do sistema de buscas Google estão desenvolvendo para ampliar a participação na área da imprensa da maior empresa de mídia do mundo. A Google não quer acabar com os grandes conglomerados jornalísticos e nem com os jornais, revistas e emissoras de […]
Estamos chegando perto de mais uma eleição presidencial e pelo andar da carruagem parece que, mais uma vez, a campanha será marcada pelo conhecido efeito corrida de cavalos, onde o importante é estar na frente, não importa a que custo. Os candidatos e partidos, é claro, só pensam em ganhar porque se deixaram contaminar […]