Saturday, 23 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Arquivos: Código Aberto

Jornalistas usam cada vez mais blogs e redes sociais como fonte informativa

Uma pesquisa realizada em setembro do ano passado nos Estados Unidos revelou que mais da metade dos jornalistas entrevistados usa rotineiramente weblogs e páginas de redes sociais como Facebook, Orkut e LinkedIn como fonte de informações para reportagens e textos analíticos.   A investigação realizada pela empresa Cision e a Universidade George Washington, tomou como […]

A guerra por posições no mundo das comunidades sociais

Ao lançar o seu novo programa Buzz, a empresa Google deixou claro que está disposta á uma guerra aberta para ocupar uma fatia do espaço ocupado pelas comunidades sociais na internet. O Google Buzz tromba de frente com o Facebook e Orkut, atingindo indiretamente também o Twitter.   Trata-se de uma briga de cachorros grandes […]

A incógnita da internet no jogo político-eleitoral

Há um consenso entre os que estudam a internet de que ela terá uma grande influência na definição dos novos centros de poder que estão surgindo na sociedade contemporânea. Mas o que ninguém sabe é como este processo vai se desenrolar, quando os seus resultados aparecerão e de que forma.   Os processos eleitorais configuram […]

Empreendedorismo jornalístico atrai a atenção de universidades e profissionais desempregados no mundo inteiro

Pelo menos duas grandes iniciativas surgidas nos Estados Unidos nos últimos cinco meses colocaram na ordem do dia uma questão que tira o sono de quase 25 mil jornalistas desempregados nos últimos 10 anos em conseqüência da crise na imprensa norte-americana.   É o chamado empreendedorismo jornalístico onde profissionais altamente qualificados, mas sem trabalho, decidem […]

2010, o ano chave na guerra pela cobrança de notícias

A guerra pela cobrança de notícias jornalísticas já tem pelo menos quatro protagonistas definidos e deve durar até dezembro deste ano. Os protagonistas são os donos do jornal ingleses The Guardian, do The New York Times, do The Wall Street Journal e o novo leitor de livros produzido pela Apple.   Vai ser uma disputa […]

Celebridades de Hollywood mudam de tom e pedem apoio à esperança no Haiti

A maratona musical organizada na sexta-feira (22/1) pelo ator George Clooney para ajudar o Haiti mostrou uma radical mudança de comportamento das estrelas do showbiz mundial e no formato tradicional de eventos desta natureza. A primeira grande surpresa para quem assistiu ao espetáculo foi o quase anonimato das personalidades que participaram do show transmitido ao […]

Google briga com a China mas o tiro pode sair pela culatra

A Google, a mais valorizada empresa da internet, resolveu criar um caso internacional ao ameaçar uma saída da China alegando censura. Mas em vez da iniciativa provocar um debate sobre direitos humanos, ela acabou resvalando para um lado mais obscuro, envolvendo espionagem industrial, chantagem e erros da principal concorrente, a Microsoft.   No dia 12 […]

O papel da imprensa em tragédias como a do Haiti

Diante de uma tragédia como a haitiana, qual deveria ser o papel da imprensa?  Observar ou participar? Assumir o papel de provedor de informações para que outros tomem decisões, ou considerar-se parte do desafio e transformar-se numa plataforma onde a população possa dizer o que pensa e quer?   Estas perguntas estão na cabeça dos […]

A tragédia haitiana

Quem já cobriu catástrofes sabe que as dificuldades são tantas que é difícil para o repórter manter a sua capacidade de entender os dramas humanos que acontecem ao seu redor. Faz parte do ônus da profissão. Para compensar esta perda de sensibilidade é que existem os editores, que estão mais distantes do caos e podem […]

Protagonismo dos blogs muda contexto da campanha eleitoral na mídia

A polêmica sobre o 3º Programa de Defesa dos Direitos Humanos mostra que um novo processo político está ganhando corpo na sociedade brasileira diante das debilidades, indefinições e descrédito que afetam algumas instituições do Estado brasileiro.   O debate está passando ao largo de instituições como o Congresso nacional cujo descrédito abriu espaço político para […]

Pesquisa mostra avalancha informativa em números 

Uma pesquisa realizada pelo Centro da Industria da Informação (Global Information Industry Center) da Universidade da Califórnia (San Diego) indicou que cada norte-americano consumiu em média 34 gigabytes de informação por dia durante o ano de 2008, o que equivale à leitura de aproximadamente 100 mil palavras ou um livro de 222 páginas[1] a cada […]

Quem é o dono de uma entrevista?

Em outubro do ano passado dei uma entrevista por email para um aluno de faculdade de jornalismo e, ao finalizar, perguntei se poderia reproduzir o texto aqui no Código. A resposta foi negativa, fiquei meio confuso mas só dois meses depois é que dei conta de todas as implicações da questão.   Agora em dezembro, […]

Jornalismo em rede: onde profissionais e amadores se encontram

Jornalismo cidadão, jornalismo participativo, jornalismo online, digital, interativo, móvel, e por aí vai. Depois desta avalancha de adjetivos que acabaram confundindo mais do que esclarecendo as mudanças provocadas pela internet no jornalismo, o quando conceitual começa a ficar menos nebuloso com o fortalecimento da idéia de jornalismo praticado em rede, interconectado ou “networked”, segundo os […]

Pasteurização da notícia abre espaços para blogs na hora de contar histórias sobre o mundo em que vivemos

Nos anos 1950, Walter Cronkite, o ícone mundial dos âncoras de telejornais, tornou-se um personagem paternal para milhões de norte-americanos ao encarnar a figura de um grande contador de histórias do jornalismo moderno.   Com a industrialização do processo de produção de notícias nos jornais impressos e a brutal concorrência entre telejornais, a figura do […]

Telejornalismo também paga o preço da crise na imprensa

Até agora os telejornais olhavam com um certo ar de superioridade em relação aos jornais impressos diante as dificuldades enfrentadas pelos profissionais do papel na luta para encontrar um novo modelo de negócios capaz de assegurar a sua sobrevivência diante da internet.   Mas o quadro parece estar mudando, e muito rapidamente. Nos últimos dois meses, […]

Pesquisa mostra baixa credibilidade dos jornalistas nos três poderes da democracia

A democracia vai mal no mundo inteiro, se depender da confiança dos jornalistas. Os partidos, políticos, parlamentos nacionais, bem como os poderes executivo e judiciário ocupam os piores lugares num ranking de credibilidade da imprensa, segundo revelou uma pesquisa com 1.800 jornalistas em 350 redações, distribuídas por 18 países.   Os partidos políticos são a […]