Saturday, 23 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Arquivos: Código Aberto

Livro digital ensina leitura crítica da imprensa

O jornalista norte-americano John McManus quer ajudar o público a ler nas entrelinhas de jornais e revistas, procurando identificar omissões, equívocos e informações fora de contexto.   Ele já havia tentando antes criar um sistema onde os leitores, ouvintes, telespectadores e internautas opinavam sobre as notícias publicadas na imprensa norte-americana para organizar um ranking de […]

O Estadão e os aloprados

Fosse na Inglaterra, a dupla que tentou vender por R$ 500 mil ao Estado de S.Paulo cópias roubadas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado inicialmente para este fim de semana, teria procurado um tablóide, como o Sun de Londres, o diário de maior circulação do Ocidente, com 5 milhões de exemplares. O Sun […]

Os blogs são peça essencial no jornalismo contemporâneo apesar de críticas e questionamentos

A maioria dos jornalistas ainda resiste à idéia de que os blogs tendem a ser um componente obrigatório na atividade informativa. As restrições vão desde a questão da credibilidade até à caracterização dos blogs como veículos de opiniões pessoais e como ambiente para fofocas de bairro.   Embora essas restrições e questionamentos tenham algum tipo […]

Bateu – e culpou a imprensa

Dizem os pesquisadores que o eleitor não gosta de ver os políticos se xingando – porque, enquanto trocam desaforos, não falam com ele, muito menos dos assuntos que lhe interessam. Pode ser, mas está para nascer o jornal que deixe de destacar as agressões de um candidato a outro. E está para nascer o leitor […]

A “gritometria” como ferramenta de participação do leitor

A página Nós e Você: Já são dois gritando está desbravando um território ainda pouco explorado na imprensa brasileira. A proposta das organizações Globo de abrir canais de participação para o público é uma das raras iniciativas das indústrias brasileiras da comunicação voltadas para a valorização do consumidor de informações, seja o leitor, ouvinte, espectador […]

Jornalismo multimídia online desafia rotinas e valores da profissão e da sociedade 

Quando se tenta avançar da justaposição pura e simples de áudio,imagens, texto e interatividade para um modelo mais integrado de narrativa multimídia, o principal obstáculo não são as tecnologias mas sim valores entranhados há séculos na cultura ocidental e que nos transformaram em escravos do texto.   Esta lição está sendo aprendida, há duras penas, […]

Um ‘problemão’ em Honduras

Deu na Folha que o presidente Lula, numa entrevista a jornalistas brasileiros em Nova York, criticou o uso da expressão “governo de fato” para designar o regime hondurenho chefiado por Roberto Micheletti desde 28 de junho passado, quando o presidente Manuel Zelaya foi preso e posto num avião para a Costa Rica. “Vocês estão sofisticando […]

A grande conversa sobre o Twitter

A minha curiosidade foi despertada na manhã desta quinta feira (24/9) pela sucessão de pelo menos 14 comentários, todos eles postados de Belo Horizonte, por estudantes.    Foram mensagens publicadas em intervalos de tempo muito curto, o que me levou a suspeitar que não foram escritas pela mesma pessoa. Se isto for verdade, muito provavelmente […]

O caos criativo na internet e as opções do jornalismo

Esta discussão se o Twitter é ou não é jornalismo tem todas as características de um debate bizantino. Na verdade a questão central não está no microbolg que virou mania mundial, mas nos valores e percepções da realidade de quem se posiciona contra ou a favor.   Os críticos do Twitter afirmam que o microblog […]

Tempos de pós-jornalismo

No último sábado, 19, dois dias depois de se confirmar que o presidente Lula indicaria o advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli, para o Supremo Tribunal Federal, a imprensa em peso noticiou que ele foi condenado em primeira instância pela Justiça do Amapá por ter sido escolhido (com um sócio), em 2001, para defender […]

O nome é o de menos: o que conta é o conteúdo

Na última segunda-feira, 14, o executivo-chefe da empresa que edita o New York Times, Arthur Sulzberger, e a presidente da companhia, Janet Robinson, distribuíram um memorando interno comemorando os ganhos da “estratégia de circulação” do jornal. Mas o que chamou a atenção no texto foi outra coisa – o seu penúltimo parágrafo, em que a […]

A Google quer salvar os jornais. Cuidado….

A mais valorizada empresa da internet, a Google, anunciou que está desenvolvendo em seus laboratórios um projeto de cobrança de conteúdos informativos publicados na rede. A informação pode se transformar em colírio nos olhos da traumatizada indústria de jornais, no mundo inteiro.   A dona do mais usado mecanismo de buscas da Web  acha que […]

O jornalismo como destilaria

O bom de ler textos sobre jornalismo escritos por jornalistas confortáveis com o seu ofício é que dão o que pensar sobre a distância entre as convicções que os animam e os resultados que alcançam. Isso não é para desmerecer a profissão. Se na prática a teoria é outra, como se diz, já pensaram no […]

Pondo arreios na internet

Na terça-feira da semana que vem se saberá se deram algum resultado as críticas amplamente divulgadas pela imprensa à decisão de duas comissões do Senado, reunidas em sessão conjunta na quarta, 2, de aprovar um projeto de reforma eleitoral que manteve a decisão tomada em julho pela Câmara de tolher a liberdade de opinião na […]

Internet, a nova arena do conflito entre passado e futuro na política

A campanha para as eleições de 2010 acaba de ganhar mais uma atração capaz de alimentar o farto anedotário protagonizado por senadores e deputados federais.  Como se já não bastasse o permanente bate boca em plenário, começamos a assistir a cômica participação de parlamentares no debate sobre regulamentação da internet.   Sim, é cômica porque […]

A grande riqueza de um jornal está fora das redações

Esta é uma idéia que está provocando muita polêmica entre os responsáveis por algumas das publicações mais respeitáveis na imprensa mundial, desde que o jornal The Washington Post resolveu apostar a sua sobrevivência, como empresa, na valorização dos leitores.   Enquanto a maioria dos jornais encara a questão dos comentários de leitores como uma dor […]