Sunday, 24 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Arquivos: Código Aberto

Onda de pessimismo se abate sobre a Web 2.0

A indústria da internet começou a sofrer os efeitos da crise no mercado financeiro mundial e a primeira conseqüência é a decisão dos investidores de risco de reduzir, e até congelar financiamentos para novos projetos na área da chamada Web 2.0, ou Web social.   Há uma semana, os principais capitalistas de risco da Califórnia […]

As perguntas de Marta e o eleitor de Santana

Nenhum jornal ousou sugerir, muito menos afirmar, que duas perguntas sobre o candidato Gilberto Kassab, no horário de propaganda de Marta Suplicy, domingo – “Ele é casado? Tem filhos?” – insinuam que o prefeito é gay. Kassab é solteiro e, ao que se saiba, não é pai. Quem mais perto chegou de cobrar uma posição […]

Crise e conselhos contraditórios na mídia

Dos grandes, só o Globo, já na primeira página, ligou os pontos de duas declarações do presidente Lula, no mesmo dia, sobre como os brasileiros devem se comportar diante da crise econômica. Na sexta de manhã, em Brasília, ele disse numa entrevista, esbanjando otimismo: “Precisamos nos preparar para comprar tudo que a gente sonha comprar […]

O debate sobre o diploma pode nos ajudar a entender melhor os novos desafios do jornalismo contemporâneo

A conversa iniciada no post anterior sobre a questão da obrigatoriedade do diploma para exercício da profissão de jornalista merece continuar, não com o intuito de polemizar, mas para buscar esclarecer um tema que ainda está carregado de muitas dúvidas.   A grande maioria dos comentários vai direto para a comparação entre o jornalismo e profissões […]

Imprensa latino-americana não dá importância à notícias sobre desenvolvimento econômico

As notícias sobre questões de desenvolvimento econômico e social ocupam apenas 13,7% da agenda informativa dos 40 jornais mais importantes em oito paises latino-americanos pesquisados durante quatro períodos diferentes desde dezembro de 2007.   A pesquisa foi realizada pelas oito organizações que integram a Rede Latino-americana de Observação da Mídia. Foram selecionadas e analisadas 7.955 […]

Em poucas palavras e poucos números

Num comentário discutível sobre o segundo debate entre Obama e McCain – que termina com a afirmação taxativa de que “debate é igual em qualquer lugar, não serve para quase nada” – o repórter Fernando Canzian, da Folha, pelo menos divulgou um achado. Trata-se da síntese mais compacta oferecida ao leitor brasileiro da origem (já […]

O eleitor excluído

Em São Paulo, no Rio e em Belo Horizonte, os resultados do primeiro turno das eleições municipais mostraram mais uma vez que as decisões de voto de parcela ponderável dos brasileiros obedecem a critérios que os políticos e a mídia dificilmente têm condições de antecipar, muito menos tutelar. Os eleitores da capital de Minas – […]

Obrigatoriedade de diploma: um debate fora de foco

A discussão em curso sobre a obrigatoriedade do diploma de jornalista para o exercício da profissão parece cada dia mais distante da realidade do jornalismo. A maior parte dos argumentos está centrada na reserva de mercado, como se isto fosse a garantia de que a profissão sairá do atual impasse em que se encontra.   […]

A Constituição bem lembrada

Na semana em que a Carta de 1988 completa 20 anos – foi promulgada num 5 de outubro – a imprensa ficou ocupada demais com as eleições desse dia para produzir, desde o domingo anterior, uma série de matérias, ou um suplemento, sobre a chamada Constituição Cidadã. Com uma exceção que deve ter estragado o […]

O público na observação da mídia / El público en la observación de medios

Esta é uma das preocupações centrais do livro Observatórios de Mídia que reúne colaborações de 17 autores, todos eles acadêmicos e jornalistas, envolvidos com a leitura crítica dos meios de comunicação no Brasil.   O livro está dividido em três grandes capítulos: Porquê Observar, Como Observar e Visão Histórica da Crítica da Mídia no Brasil.  […]

Recessão econômica nos países ricos fecha jornais gratuitos

Durou pouco a euforia dos jornais gratuitos, principalmente na Europa. A moda surgida por volta de 2003 entrou em declínio em 2007 e agora caminha rapidamente para a extinção em conseqüência de uma violenta queda no volume de anúncios pagos nos chamados jornais descartáveis e que chegaram a ser apontados como uma alternativa para a crise […]

O pior e o melhor da cobertura da campanha

Toda informação jornalística é para o público. Mas nem toda produção jornalística se pauta pela perspectiva do público. A cobertura das campanhas eleitorais é prova disso. Tome-se a deste ano, começando por onde a imprensa tropeçou. Quando ela dá espaço – e quanto! – ao que os candidatos fazem nas ruas em busca de votos, […]

Contribuintes norte-americanos usam a web para tentar impedir socorro de US 700 bilhões a bancos privados

Uma inédita mobilização de contribuintes norte-americanos de todas as tendências políticas começou a tomar corpo na Web visando impedir que o presidente George W. Bush use 700 bilhões de dólares do orçamento público para salvar bancos privados ameaçados de falência por causa da crise no setor imobiliário do país.   Ainda é difícil quantificar o movimento […]

Imitando a imprensa no seu pior

No domingo, a Folha deu na primeira página – sob a manchete “Lula reabre compras de Petrobras com FGTS” – que “o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu permitir o uso de recursos do FGTS numa nova rodada de investimentos da Petrobras, relativa à exploração do petróleo da camada pré-sal. Quem já tem ações […]

A solução não depende da lei, mas do leitor

Problemas não ficam menores nem mudam de figura quando as soluções sugeridas para eles não servem. É o caso das idéias do ministro da Defesa, Nelson Jobim, sobre a “relativização” do direito constitucional da imprensa de manter em sigilo a identidade das fontes que lhe passaram informações com a condição de permanecer anônimas. Quando a […]

O bate-boca sobre o selo de credibilidade na internet

A polêmica em torno da credibilidade e veracidade na internet subiu de intensidade depois que ninguém menos que Sir Tim Berners-Lee, o criador da Web, defendeu a instituição de um selo de confiabilidade para cada página publicada na rede.   A sugestão provocou uma avalancha de críticas e aprofundou as divergências entre os que querem […]

O fator esquecido na aprovação a Lula

Os 64% de aprovação do presidente Lula renderam o de sempre na imprensa – comentários assinados sobre os possíveis efeitos do recorde de popularidade nas eleições deste ano e na sucessão de 2010, pelo menos um editorial [Folha] e uma que outra “repercussão” com os suspeitos de sempre: políticos da oposição e cientistas políticos. Nada […]

Lições de uma “barriga” digital

A empresa aérea norte-americano United Airlines ainda tenta se recuperar de um terremoto financeiro na Bolsa de Valores de Nova York provocado por uma “barriga” jornalística gerada por um robô eletrônico.   As ações da United quase viraram pó no dia 9 de setembro, depois que o serviço financeiro Bloomberg distribuiu a seus assinantes uma notícia […]