Saturday, 23 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Arquivos: Código Aberto

O jornalista como profissional do conhecimento

A revolução digital ampliou e diversificou o protagonismo dos indivíduos na comunicação interpessoal em ambientes sociais, conferindo uma importância crítica à organização deste monumental fluxo de mensagens contendo dados e informações. O jornalista é parte insubstituível neste ordenamento, mas as regras que orientam a sua atividade diária já não são mais as mesmas. O crescimento exponencial da […]

Notícia líquida, jornalismo fluido

Parece jogo de palavras, mas não é. A notícia deixou de ser algo estático, definitivo e acabado. A avalancha informativa na internet permite agregar novos detalhes, de forma ininterrupta. A notícia torna-se assim algo, por natureza, mutável, líquida como a água. Isso faz com que o jornalismo acabe assumindo também características fluidas, sem verdades definitivas, sem categorias […]

A ‘ola’ Marina e a cobertura da imprensa

A onda Marina surgiu como as olas tradicionais em estádios de futebol. Ninguém sabe quem começou tudo, mas o certo é que ela assumiu logo a proporção de um tsunami ao catapultar a candidata socialista dos 9% aos 34%  29% das intenções de voto, segundo o Ibope. A única explicação possível para um desempenho tão espetacular […]

Por que o horário eleitoral gratuito é tão chato?

A resposta é simples: porque os indivíduos que aparecem na TV e no rádio estão prioritariamente preocupados com seus objetivos pessoais, ou do partido onde estão hospedados. Assim, o eleitor não tem o menor interesse em deixar o que está fazendo para ouvir uma sequência monótona de promessas e currículos pessoais. E nessas condições, o horário eleitoral […]

Não há notícia sem conhecimento

A afirmação é do professor dinamarquês Teun van Dijk, que ficou mundialmente conhecido por suas pesquisas sobre a relação entre notícia, conhecimento e psicologia. Para ele, a qualidade da notícia está ligada ao conhecimento do jornalista sobre o tema abordado e ao contexto psicológico onde a matéria foi investigada e redigida. A observação cai como […]

Jornalistas na faculdade, professores na redação

Esta pode ser a saída para um problema que já era grande antes da internet e aumentou ainda mais de intensidade na era digital. Academia e redações sempre tiveram uma relação tensa por conta de prioridades diferentes na forma de encarar o exercício do jornalismo. Agora, a crise no modelo de negócios das empresas jornalísticas […]

A alternativa comunitária no jornalismo contemporâneo

Cento e trinta profissionais perderam seus empregos na Rede Brasil Sul (RBS), parceira da Rede Globo no sul do Brasil. E nos Estados Unidos, a Associação Americana de Editores de Jornais (ASNE) revelou que 1.300 jornalistas norte-americanos foram demitidos por empresas jornalísticas durante o ano de 2013.  Os dois fatos mostram a manutenção da tendência das empresas de comunicação em […]

Curadoria de notícias ganha espaço na grande imprensa

O grupo News Corporation implantará nas próximas semanas em seus principais jornais um aplicativo de curadoria de notícias, seguindo uma tendência em ascensão na Europa e nos Estados Unidos. Antes do grupo News, o Washington Post lançou o aplicativo Trove, na sua página online. O New York Times fez o mesmo no início do ano com o programa Now e mais recentemente foi a vez […]

Uma outra imprensa é possível

O site G1, a página da Rede Globo de TV na internet, lançou esta semana um blog diário com dicas para economizar água em cidades afetadas pela estiagem de meio de ano. É uma iniciativa importante e oportuna, mas insuficiente para enfrentar situações mais agudas como a de São Paulo. Os paulistanos vivem uma situação em que medidas administrativas […]

O jornal como mídia do conhecimento

Estamos de tal forma condicionados pela preocupação comercial e política dos jornais que tornou-se difícil imaginar como eles podem servir para nos ajudar a resolver problemas pessoais e das comunidades onde vivemos. Quase todas as manchetes diárias estão preocupadas com a política dos partidos, interesses empresariais, tragédias, violência, guerras e manobras diplomáticas das grandes potências. Mas há […]

O direito de esquecer e o direito de saber

A grande imprensa mundial mantém um intrigante silêncio sobre a decisão da justiça europeia de conceder a indivíduos o direito de exigir que os sistemas de buscas na internet eliminem de seus bancos de dados páginas cujo conteúdo possa ser considerado desonroso pelo envolvido. Apenas o jornal inglês The Guardian tem dado cobertura ao tema que afeta diretamente todas […]

O público dá olé na imprensa durante a Copa

O rescaldo da Copa mostra dois fenômenos indiretamente relacionados ao futebol e que nos obrigam a refletir sobre eles devido a suas consequências futuras. Ambos têm a ver com o papel da imprensa na nossa sociedade e estão relacionados. O primeiro foi a decisão da imprensa de criar uma percepção negativa entre os brasileiros sobre […]

A estratégia da socialização da vergonha nacional

A goleada histórica sofrida no Mineirão talvez acabe mostrando que o improvável também pode acontecer fora do futebol. Terminada a partida contra a Alemanha, os comentaristas políticos na imprensa brasileira começaram a especular sobre as possíveis consequências eleitorais após o fracasso da equipe de Felipão. As principais manchetes dos jornais brasileiros no dia seguinte ao […]

Imprensa ‘morde e assopra’ o governo Dilma

A imprensa parece ter-se dado conta da inevitabilidade da reeleição da presidente Dilma Rousseff e começou a mudar o tratamento dado à candidata do Partido dos Trabalhadores. Como aconteceu várias vezes no passado, principalmente na eleição e reeleição do ex-presidente Lula, a imprensa primeiro ecoou todos os temores e prognósticos pessimistas de políticos contrários ao PT, mas, […]

‘The New York Times’ desativa blogs e abre polêmica

O New York Times está desativando a maioria dos seus quase 40 blogs publicados regularmente, numa atitude que está sendo considerada uma importante e polêmica reviravolta na estratégia editorial do jornal. O Times não explicou claramente os motivos do fechamento de blogs – como o The Lede (sobre noticiário político) e Green (sobre ecologia) – e nem adiantou se, no médio prazo, todos serão extintos […]

O maior desafio do jornalismo no início da era digital

A relação com os leitores, ouvintes, telespectadores e internautas passou a ser o principal objetivo estratégico em grandes empresas jornalísticas em luta pela sobrevivência no disputado mercado da audiência em jornais, revistas, telejornalismo audiovisual e páginas web de noticiário. É que as empresas já se deram conta de que não é mais viável apoiar o modelo […]

Tendências no jornalismo: sola de sapato ou neurônios?

Na era analógica, pré-internet o senso comum no jornalismo apontaria o esforço físico como a prioridade, mas na era digital é o trabalho intelectual que começa a exigir mais dedicação dos profissionais da comunicação. Antes da internet, os repórteres precisavam correr atrás da informação onde ela estivesse, o que exigia gastar um bocado de sola de sapato, […]

Copa, a comercialização do patriotismo

O futebol mobiliza paixões nacionais, entre elas a ideia do patriotismo ao qual está associada a noção de solidariedade. Esta é a tecla predominante da avassaladora operação de marketing deflagrada a propósito da Copa do Mundo e que serve para mimetizar um gigantesco negócio montado pela Fifa em parceria com pelo menos 20 conglomerados empresariais nacionais e […]

O Brasil é maior do que a sua imprensa

Parece frase de efeito ou afirmação de político em véspera de eleição, mas é verdade. A gente se dá conta disso ao ler o noticiário sobre a situação econômica do país, quando ora vemos dados e prognósticos otimistas e logo em seguida somos bombardeados com fatos e previsões totalmente pessimistas. O leitor fica confuso porque foi […]