O jornalismo está sendo colocado diante de um novo e pra lá de complexo dilema. Trata-se do delicado problema da gestão de reputações pessoais e institucionais na internet, uma área da comunicação pública que passou a ser considerada estratégica pelos principais organismos de segurança de nações, como os Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Inglaterra. [Estes […]
Arquivos: Código Aberto
Muitos podem ainda não ter percebido, mas já estamos em campanha eleitoral para a sucessão presidencial no segundo semestre. Tudo o que é feito em Brasília e nas principais capitais do país está orientado por estratégias partidárias de comunicação cuja única meta é criar contextos informativos favoráveis aos respectivos presidenciáveis. Este é o universo onde atuam os […]
Para estar minimamente informado hoje em dia não basta seguir a máxima de consultar várias fontes. Por incrível que pareça, a realidade da imprensa nos força a duvidar de todas elas para prevenir opções erradas. Não se trata de considerar falsas todas as versões que nos chegam por intermédio de jornais, revistas, rádios, telejornais e páginas […]
Os telejornais são um dos formatos jornalísticos que mais perderam densidade noticiosa com a popularização da internet. São raros os casos em que conseguem apresentar alguma notícia inédita, usam uma narrativa linear que mantém a mesma estrutura do jornal impresso, os apresentadores oscilam entre o formalismo e o estilo camelô de notícias; e os repórteres agarram-se à […]
Durante décadas a confiança do público na imprensa era uma questão acima de qualquer suspeita, mas desde a virada do século a quase unanimidade está desaparecendo rapidamente. Não se trata de uma discussão estatística sobre oscilações dos índices de confiança no noticiário, mas de verificar em que medida mudou o contexto que envolve o que é […]
A sociedade brasileira está ingressando num período tenso, como mostra a repetição de protestos, manifestações, greves, conflitos e vandalismo. Tudo isso ocorre em meio a muita controvérsia sobre as vítimas, responsáveis e beneficiados, o que gera uma desorientação geral e aumenta a complexidade do papel da imprensa nesta conjuntura. Uma porta enguiçada de vagão de metrô é […]
Quem acompanha o noticiário pela televisão, em especial o da TV Globo, certamente já se impressionou com o predomínio de notícias sobre violência, corrupção, tragédias, acidentes, declínio econômico, aumento de preços, congestionamentos e por aí vai. A lista de mazelas públicas e privadas exibida pelo menos quatro vezes ao dia nos telejornais poderia ser ampliada ainda […]
Uma nova migração de grandes nomes do jornalismo norte-americano sinaliza uma tendência inovadora, alimentada pela internet, no mercado da notícia. Trata-se de uma segmentação das prioridades editoriais em duas áreas diferentes: a da noticia dura (números, fatos ou eventos), base de manchetes que atraem o público; e a dos “explicadores”, profissionais experientes que acumularam conhecimentos em temas […]
Há 17 anos, o Observatório da Imprensa se propôs a oferecer ao público uma nova forma de ler jornais. Na época, foi uma decisão ambiciosa e visionária pois estávamos saindo de duas ditaduras: uma militar e outra da autocensura jornalística. Quase duas décadas depois, o novo jeito de ler jornais tornou-se numa virtual obrigação provocada pela […]
Se há um segmento da sociedade brasileira que está precisando tornar visíveis os seus desejos e necessidades, este é o dos consumidores de jornais, revistas, telejornais e páginas noticiosas na web. O mundo mudou e as demandas da população também, mas a imprensa continua agarrada a um modelo que mostra evidentes sinais de desgaste. Temos hoje […]
Há 18 anos, o sociólogo italiano Alberto Melucci já dizia em seu livro Challenging Codes (Desafiando os Códigos, sem tradução para o português): “Os movimentos sociais contemporâneos são símbolos de mudanças que ainda não aconteceram… eles [os movimentos] falam antes do seu conteúdo, direção e organização serem conhecidos… são profetas de algo que já está acontecendo mas que não conseguimos […]
A constatação parece óbvia, porque o discurso dos executivos da imprensa convencional sempre colocou a notícia como o centro da atividade jornalística. Mas o avanço da tecnologia e do conhecimento humano acabaram mostrando que a notícia é muito mais do que um produto capaz de ser trocado por publicidade. Não há mais novidade alguma no fato […]
Com mais erros do que acertos, os jornais e revistas vem tentando encontrar novas fórmulas editoriais e corporativas para sobreviver ao impacto da internet; mas a televisão, aqui e no resto do mundo, permanece atada à um modelo que tem mais de 50 anos. A resistência à mudança é mais nítida no segmento dos telejornais, onde, descontadas […]
A relação entre estes quatro conceitos pode parecer meio esotérica e abstrata, mas ela está cada dia mais presente no quotidiano de quem trabalha em redações jornalísticas. Noticia e jornalismo são ideias que todo profissional da imprensa identifica e define com relativa facilidade. Já dados é um tema mais complicado e o cubo de Boisot parece […]
Produzir uma reportagem está ficando cada vez mais difícil e a complicação tende a aumentar ainda mais se levarmos em conta que a avalancha informativa gerada pela internet não para de crescer. Este é talvez o mais angustiante desafio enfrentado pelo jornalismo contemporâneo, cujas rotinas e valores surgiram numa era em que tudo era mais simples, porque […]
As consequências das denúncias de espionagem eletrônica feitas por Edward Snowden e divulgadas pela imprensa mundial mostraram como um fato jornalístico pode alterar não só as rotinas de jornais, revistas, telejornais e sites noticiosos como deflagrar um processo político, diplomático e corporativo que vai muito além das redações. A expressão “efeito Snowden” começou a ser usada em […]
Onde as pessoas buscam notícias? Até bem pouco tempo atrás a resposta era simples, mas desde a massificação do uso da internet a questão deixou de ser óbvia. Os jornais e a televisão perderam a hegemonia e as redes sociais ganharam um protagonismo inédito e inesperado. Não se trata apenas de trocar um veículo de comunicação por […]
O enterro de Nelson Mandela foi transformado num show cujos objetivos ainda não estão suficientemente claros, mas que mostraram a volúpia dos políticos e meios de comunicação em buscar visibilidade e a conversão de qualquer evento num espetáculo midiático. A BBC inglesa foi alvo de severas críticas por parte de muitos de seus espectadores por conta da […]
Uma das mais perturbadoras perguntas, das várias que tiram – ou deveriam tirar – o sono dos profissionais e professores é sobre o que transmitir aos milhares de jovens que ingressam em escolas de jornalismo. Parece uma pergunta óbvia, mas quem é do ramo é forçado a admitir que não há respostas prontas, ou as que […]
O projeto estabelecendo o chamado Marco Civil para a internet no Brasil tem um lado bom e um lado ruim, como quase tudo no mundo atual. O lado bom é que ele está provocando um debate mais do que necessário em se tratando de uma ferramenta de comunicação que tende a mudar a vida de todos […]