Saturday, 23 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Arquivos: Código Aberto

Jornalismo não lucrativo, sonho ou necessidade?

Falar em jornalismo sem lucro parece ser um contrassenso. Como é que uma empresa pode sobreviver sem lucro? Na verdade, é a pergunta que está errada. Como empresa, o jornalismo precisa gerar lucro para poder continuar funcionando. Isto implica ter um produto com valor de troca que seja suficientemente escasso para obter um preço compensador, […]

A guerra cibernética chegou ao nosso computador

A revelação de que um programa ultrassecreto permite ao governo dos Estados Unidos acesso a mensagens de correio eletrônico que circulam pelos servidores do Google, Facebook, Twitter e Yahoo, entre outros, trouxe a guerra cibernética para dentro de nossas casas, escritórios, lan houses, universidades e escolas. Sabia-se que a privacidade nunca foi absoluta nas principais […]

É preciso mudar a estratégia de cobertura da violência

Está na hora de nossa imprensa mudar a sua agenda em matéria de cobertura da violência urbana no país. A saturação de notícias sobre novos assassinatos, latrocínios, sequestros, atropelamentos etc. já está chegando ao limite do suportável e corre o risco de se tornar inócua pela repetição. A cobrança das autoridades também se mostra ineficaz […]

Quanto pior, melhor: os riscos de uma estratégia editorial

Os três principais jornais do país, aqueles que em grande medida estabelecem a agenda nacional, estão sintonizados no uso da estratégia de alimentar o fantasma da inflação e da estagnação do crescimento econômico, temas que ocupam um lugar destacado no discurso político do presidenciável oposicionista Aécio Neves. Não há nada de anormal no fato do […]

A vocação comunitária do jornalismo do futuro

Quando se fala em relações com a comunidade, a reação de repórteres e editores numa redação jornalística convencional não chega a ser de entusiasmo. Em geral os profissionais preferem dar atenção aos “grandes” temas como política, economia e assuntos internacionais, mas o veterano Tom Rosenstiel, um dos gurus do jornalismo norte-americano, acaba de dar munição para os […]

Terrorismo do Bolsa Família e os efeitos letais do boca a boca

O episódio do pânico coletivo causado pelo boato em torno do fim do Bolsa Família mostrou os efeitos devastadores do boca a boca quando as pessoas temem perder algo importante para suas vidas. As consequências foram visíveis e impactantes, mas as causas estão envoltas num emaranhado de suspeitas, que provavelmente exigirão algum tempo para serem […]

Projeto jornalístico online troca editorias por ‘obsessões’

A estrutura tradicional do jornalismo, baseada em editorias, está sendo questionada por uma série de iniciativas no campo editorial na internet – nas quais, em vez de setores, a organização interna está baseada em problemas e fenômenos. A mudança parece cosmética, mas na realidade ela vai bem mais fundo ao incorporar a complexidade e diversidade do […]

Depois da crise nos jornais, chegou a vez da televisão

O negócio do jornalismo na televisão, que até agora sobreviveu aos efeitos do tsunami dainternet, começou a dar sinais de que também vai enfrentar uma crise no seu modelo de negócios, como já acontece com os jornais e revistas impressos. São cada vez mais impactantes os números que mostram a migração do público, especialmente o […]

Obsessão com noticiário policial esconde crise de criatividade jornalística

A frequência e intensidade da cobertura policial nos telejornais brasileiros deixou de ser apenas preocupante para ser irritantemente monótona. Qualquer noticiário em qualquer horário apresenta uma massacrante sequência de ocorrências policiais, deixando no ar uma intrigante pergunta: trata-se de uma maquiavélica estratégia editorial para implantar a paranoia da violência na população ou é um sintoma […]

O jornalismo é mais do que um negócio

A crise na imprensa mundial está provocando uma revisão nos valores e objetivos do jornalismo, além de todas as outras mudanças em curso na área da tecnologia, sistemas de produção, formação de profissionais e modelos de negócio. É uma revisão ainda tímida porque a preocupação com os lucros permanece hegemônica, mas de qualquer maneira promissora […]

A terceira via na integração das redações

O maior dilema de quase todos os jornais ainda não foi resolvido, apesar de a maioria ter optado pela coexistência numa mesma redação de profissionais das versões online e impressa. O principal atrativo da fusão de redações foi, e ainda continua sendo, a possibilidade de cortar despesas. A rearrumação de mesas e computadores nas redações […]

Boston: caos noticioso na era da abundância de informações

As explosões na maratona de Boston deram origem a uma impressionante cacofonia informativa nos Estados Unidos e mostraram a perplexidade do público, bem como dos jornalistas, diante dos efeitos da desorientação criada pela avalancha noticiosa. A cobertura dos atentados e da caçada aos responsáveis pelas bombas foi exaustiva a ponto de emissoras como as redes […]

O microjornalismo e os ‘dinossauros’ da comunicação

O jornalismo é talvez a atividade mais duramente atingida pelas novas tecnologias de informação e comunicação, as famosas TICs. As mudanças começaram pela introdução de processos digitais, depois passamos à fase da comunicação interativa em tempo real e agora assistimos ao surgimento de uma nova forma de estruturar a produção de notícias. Tudo isto em menos […]

Primeiras páginas: guerra de egos e palco de marqueteiros

  Infelizmente é nisso que se transformou a maior parte das primeiras páginas de jornais impressos e das escaladas dos telejornais. A tranquilidade de nos sentir bem informados está sendo substituída pela insegurança e frustração de nos ver transformados em inocentes úteis de estratégias marqueteiras dissimuladas de jornalismo. É o que sentimos nós, consumidores de informações, quando […]

Fim dos segredos na política e economia: o outro lado

O mundo político e econômico em que vivemos começou a se tornar mais transparente com a consolidação da tendência de tornar públicos os segredos do mundo dos paraísos fiscais, da espionagem e da diplomacia, e também dos negócios escusos de políticos e funcionários públicos, sem falar das escutas telefônicas clandestinas ou não. É fato extremamente […]

O ‘paradoxo do buraco de rua’ e o futuro do jornalismo

As notícias mais importantespara nós provavelmente nunca serão publicadas nos jornais ou divulgadas pelas emissoras de rádio e TV. Esta é a essência do que o escritor norte-americano Steven Johnson chamou de “pothole paradox” (paradoxo do buraco de rua) no seu livro The Future Perfect (Riverhead Books. Nova York, 2012). O paradoxo está no fato […]

‘Notícias ruins’ fazem manchetes, mas o público comenta mais as ‘boas’

A famosa norma “se sangrar é manchete” [tradução da expressão inglesa if it bleeds, it leads, muito popular entre jornalistas norte-americanos] ainda não foi posta de lado pela maioria esmagadora dos jornais, revistas e programas jornalísticos na rádio e TV. Mas as pesquisas feitas em redes sociais mostram uma realidade bem diferente: o público comenta […]

A orfandade informativa dos leitores de jornais

Todos nós fomos educados a buscar as informações que necessitamos nos jornais, revistas e programas noticiosos na rádio e TV. Foi assim com nossos pais e avós, mas o mesmo já não acontece mais com os nossos filhos e nem mesmo com boa parte dos que têm hoje 40 anos ou mais. Surgiu uma geração […]