Monday, 25 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Projeto Redações de Vidro reune observatórios latinoamericanos


O Observatório da Imprensa organiza agora no início de setembro uma reunião de 24 especialistas em observação da mídia na América Latina num momento em que o setor passa por grandes transformações.


O Colóquio Latino-Americano sobre Observação da Mídia conta com o apoio da Fundação Ford e do serviço brasileiro da BBC, e tem como objetivo trocar experiências e explorar perspectivas futuras para a crítica da imprensa, num ambiente marcado pela preocupação com a transparência jornalística e com a emergência do cidadão comum como protagonista ativo no processo informativo.


Não é uma reunião comum, porque haverá dois grandes palestrantes provocadores e um esforço para que todas as opiniões sejam escutadas, já que partimos do principio de que num momento tão complexo como o que vivemos, é necessário ouvir muito.


O norte-americano Dan Gillmor é um defensor da valorização da participação cidadã na arena informativa. Ele foi colunista de tecnologia no jornal San José Mercury, no Vale do Silicio, escreveu um livro (We The Media) sobre o cidadão e o jornalismo, e agora trabalha numa ONG chamada Center for Citizen Media  . Gillmor integra o grupo de ativistas do novo jornalismo norte-americano integrado também por Jay Rosen, diretor da Escola de Jornalismo da Universidade de Nova Iorque, Jeff Jarvis e J.D. Lassica.


O outro palestrante estrangeiro é o sociólogo italiano Mauro Cerbino, da FLACSO (sede do Equador) que vai analisar a situação dos observatórios na América Latina e propor uma série de questões em matéria de metodologia de trabalho e monitoramento temático da mídia latino-americana.


Entre os participantes encontram-se representantes de organizações como o Observatório da Universidade Tecnológica de Monterrey, do México; do Observatório Jornalístico de Direitos Humanos, da ONG Probidad, de El Salvador; do Observatório Global de Meios de Comunicação, da Venezuela, da Veeduria de Meios de Comunicação, do Perú; do Observatório Fucatel do Chile e do Observatório Nacional de Meios, da Bolívia , só para citar alguns.


Também estarão presentes dirigentes de organizações nacionais como o Instituto Doxa, da Universidade Cândido Mendes , do Rio de Janeiro; o Núcleo de Estudos da Mídia, da Universidade de Brasília; o Núcleo de Monitoramento da Imprensa da ANDI, Brasília; Monitor da Imprensa Catarinense, da UNIVALI, de Itajaí e a Transparência Brasil.


O Colóquio é a primeira realização importante de uma idéia que o Observatório da Imprensa vinha alimentando há tempos de propor um debate nacional sobre a questão da transparência na mídia. É uma questão complexa que tem muito a ver com as mudanças que a internet está provocando na ecologia informativa contemporânea e que vão implicar novas atitudes, rotinas e valores na atividade jornalística.


Por isto não é um tema para ser analisado às pressas e nem muito menos de forma passional. O Colóquio é apenas um primeiro passo. Quem estiver interessado em mais informações sobre programa, currículo dos participantes e documentos que serão discutidos pode acessar o weblog do Colóquio