Friday, 27 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Sem ganhador, o maior prêmio jornalístico da web latino-americana


Ao tomar esta decisão, os jurados do prêmio Nuevo Periodismo Cemex+FNPI resolveram aumentar os parâmetros de qualidade na avaliação do jornalismo online praticado nos países latino-americanos e na comunidade hispânica dos Estados Unidos.


Os 15 trabalhos pré selecionados num conjunto de quase 200 inscritos mostraram que é possível uma evolução mais rápida e que uma maior exigência de qualidade acabará elevando o nível dos concorrentes à próxima edição do Prêmio, em 2007.


A avaliação dos trabalhos que disputaram o prêmio de jornalismo online revela que a fórmula desenvolvida pelo jornal Clarin, da Argentina, está bem à frente dos demais grupos jornalísticos do continente, em matéria de uso de recursos multimidia.


O documentario El Horror Está Enterrado en San Vicente , do jornal La Voz, de Cordoba, segue o mesmo modelo do projeto Los Piqueteros , do jornal Clarin, ganhador do prêmio Nuevo Periodismo em 2003.


A fómula Clarin aplica com grande eficiência os recursos da tecnologia Flash no jornalismo online, mas tem deficiências em matéria de interativiade com o leitor/navegador. A mensagem que o juri pretendeu transmitir aos jornalistas online da América Latina é a da preocupação permanente com a inovação, em especial a busca de uma maior participação do público na narrativa multimídia.


Trabalhos, como o brasileiro Luta pela Terra , publicado pelo Jornal do Comércio Online, de Pernanbuco, foram excelentes em matéria de produção informativa, mas pouco criativos na parte multimídia.


O jornalismo online praticado fora dos grandes centros urbanos da América Latina já consegue nivelar-se à produção dos grupos da mídia nas capitais nacionais. Isto é um fato muito positivo e um sintoma a mais das mudanças que a internet está provocando no jornalismo da região.


A Fundação Novo Periodismo, criada pelo escritor e Nobel de Literatura, Gabriel Garcia Marques, anunciou os resultados da premiação hoje (28/7) em Cartagena, na Colombia. Nas categorias de televisão e rádio, houve ganhadores, que receberão os seus prêmios, no final de agosto, no México.


O Brasil dominou na área da televisão, com trabalhos muito superiores aos dos demais países, embora o ganhador tenha sido um documentário peruano ( Memórias del Paraiso – produzido pela Televisión Nacional). Dois trabalhos da TV Globo ficaram entre os finalistas.


No rádio, o promeiro lugar foi para a produção equatoriana, Muerte en la Basura, enquanto a rádio Eldorado, de São Paulo, ficou em segundo lugar com o trabalho Um Retrato da Habitação. O premio Nuevo Periodismo CEMEX+FNPI dá US$ 25 mil aos ganhadores de cada categoria, a maior soma paga num concurso para jornalistas na América Latina.


Nota: Participei do juri que avaliou trabalhos de jornalismo online junto com Francis Pisani, professor de Novas Tecnologias, na Universidade de Berkeley, Califórnia, e o artista plástico colombiano Wladimir Flórez.