Thursday, 26 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Sites noticiosos nacionais priorizam imagens internacionais

As imagens internacionais publicadas no espaço nobre superaram por larga margem as fotos, gráficos e vídeos nacionais num período onde as páginas noticiosas mais acessadas na internet brasileira dividiram suas atenções entre a situação em Cuba e o roubo de documentos da Petrobrás.


 


O resultado do monitoramento das páginas web dos jornais Folha de S.Paulo, Estado de S.Paulo, O Globo e Jornal do Brasil, mais o site multimídia G1 não deixa dúvidas. Nada menos que 62,5% das ilustrações publicadas na semana entre os dias 15 a 21 de fevereiro referiam-se a personagens e acontecimentos internacionais.


 


A Folha e O Globo foram os jornais que mais destaque deram para as fotografias sobre temas mundiais. O Estado e o JB ficaram logo atrás e enquanto o G1 foi o que menos espaço dedicou à fotos internacionais. As imagens monitoradas referem-se apenas às publicadas no alto da página Web, área que atrai a atenção de 70% dos internautas.


 


As 65 imagens internacionais publicadas pelos sites monitorados abordaram basicamente temas de entretenimento, curiosidades, personalidades, violência, esporte e tragédias. Deste total, apenas 15 ilustrações estavam ligadas à questões políticas internacionais, em sua maioria vinculadas à saída de cena de Fidel castro, a campanha eleitoral nos Estados Unidos e Rússia.


 


O monitoramento das notícias mais destacadas, segundo a área geográfica de origem da notícia, mostrou os jornais O Globo e Folha de São Paulo como os que mais deram importância às questões nacionais, superando as notícias vindas de fora do país por uma margem pequena (38,4% contra 32,6%). A Folha e o Estado foram os jornais que publicaram mais destaque deram a manchetes internacionais em suas páginas na Web, numa semana em que as mudanças em Cuba foram o prato forte do noticiário.


 


O Jornal do Brasil foi o que publicou menos manchetes internacionais, mas em compensação foi o líder absoluto nas chamadas para temas locais, entre todos os sites monitorados. Curiosamente, o Rio de Janeiro obteve duas vezes mais manchetes principais do que temas locais em São Paulo.


 


Na avaliação dos assuntos abordados pelas manchetes principais, a aposentadoria de Fidel Castro alavancou o noticiário sobre política internacional que obteve 21,1% da agenda semanal, contra 16,3% de manchetes sobre política nacional, pouco acima do noticiário econômico com 15,3% e do criminal com  13,4%.


 


Ao todo foram monitoradas 104 notícias e 104 fotografias publicadas no alto da página em três edições diárias.