A rede social Facebook anunciou uma alteração nos seus algoritmos de curadoria de informações para dar menos relevância às notícias preferindo em troca dar mais destaques à fotos familiares. Trata-se de uma mudança estratégica que terá profundas repercussões na relação entre a rede Facebook e a indústria dos jornais.
Desde 2014, a empresa criada por Mark Zuckerberg vinha tentando aumentar sua influência junto aos principais jornais do mundo, como aconteceu com o aplicativo Instant News, por meio do qual o Facebook reproduzia textos de jornais e compartilhava parte das receitas publicitárias. Para uma indústria em crise por conta da queda do faturamento com anúncios era uma oferta quase irrecusável.
Com a decisão de priorizar informações familiares em prejuízo das notícias, a Facebook puxou o tapete dos jornais que aderiram ao Instant News e realimentou a velha desconfiança de empresas como o The New York Times, em relação à rede de Zuckerberg.
Mais detalhes (em inglês) em :
Facebook, a News Giant That Would Rather Show Us Baby Pictures (exige cadastramento grátis)