Saturday, 23 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Pesquisa explora parceria com o público

O maior desafio atual do jornalismo praticado na internet é identificar formas pelas quais a atividade pode se tornar sustentável financeiramente num contexto digital. Um desafio que é grande para projetos privados e, maior ainda, para a comunicação pública e estatal.

A pesquisadora norte-americana Melody Kramer pesquisou analisou as principais rádios públicas dos Estados Unidos e entrevistou 40 executivos e redatores chefes antes de concluir que o futuro das emissoras sem fins lucrativos está ameaçado pela estagnação das audiências e pelo distanciamento entre as redações e o público. Pesquisa Melody

A pesquisa foi publicada no site do Nieman Journalism Laboratory e aponta a parceria com o público por meio de assinaturas pagas, como uma das soluções viáveis. A alternativa, que também é sugerida para projetos privados comunitários e regionais, implica uma mudança radical na relação entre profissionais e as audiências, já que as pessoas tendem a cobrar uma reciprocidade na forma de participação.

A pesquisa pode ser acessada (em inglês) no endereço http://www.niemanlab.org/2015/07/putting-the-public-into-public-media-membership/#melkramer-execsummary e alimenta uma desafiadora polêmica entre profissionais e público sobre o futuro do jornalismo na era digital. O trabalho de Melody Kramer serve também de pretexto para lançarmos a seguinte pergunta aos nossos leitores: O que você desejaria receber em troca do pagamento pelo acesso às informações publicadas num projeto jornalístico sem fins lucrativos?