Thursday, 26 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

WAN não vê futuro sem serviços online

Os jornais não têm futuro sem os serviços online e digitais, afirmaram executivos de mídia internacional em um encontro da Associação Mundial de Jornais (WAN, na sigla em inglês), em Madri, na Espanha.

– Estamos preparando toda a organização para um futuro digital – disse Simon Waldman, diretor de Publicação Digital do diário britânico Guardian, cujo site, o Guardian Unlimited, é o mais popular do país, passando as páginas eletrônicas de The Sun, The Times e The Telegraph.

Dentro dos próximos seis ou sete anos, o grupo planeja dedicar 80% de seu tempo a atividades digitais, ante 20% hoje, disse Waldman na conferência da WAN, cujo tema foi ‘Além da palavra impressa’. Os 15 sites do Guardian, que se tornaram lucrativos este ano e são financiados quase que totalmente pela publicidade, têm números semelhantes de leitores na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos.

Já o braço da internet do jornal El Mundo, o segundo diário mais vendido na Espanha, tem o maior índice de leitura de todos os jornais online europeus, com 750 mil visitantes por dia. O site também é o mais lido em todos os países de língua espanhola. Uma estratégia digital criada há quase 10 anos conseguiu tornar o site espanhol muito lucrativo a partir de 2003. No ano passado, o lucro foi de 1,3 milhão de euros (US$ 1,5 milhão), segundo o diretor de Desenvolvimento do Elmundo.es, Emilio Plana Hidalgo.

– A receita digital é algo muito sério. Operações online são um negócio em crescimento, mas os jornais, não – afirmou Helmar Hipp, diretor regional do jornal austríaco Voralberger Nachrichten, que obtém 15% de sua receita de operações ligadas à internet.

A conferência de dois dias foi organizada pela WAN, pela associação editorial Ifra e pela Federação Internacional da Imprensa (IFPP, na sigla em inglês). Ontem, último dia da conferência, os participantes discutiram sobre como a telefonia celular pode contribuir para o funcionamento dos jornais e sobre como melhorar os ganhos com a publicidade online. [Agência O Globo]