O Audit Bureau of Circulations (ABC), órgão que contabiliza a tiragem dos jornais nos EUA, informou na semana passada que mudará o modo como registra a circulação paga a fim de fornecer informações mais precisas a anunciantes. Com as novas medidas, a ser introduzidas nos próximos três anos, cópias distribuídas em hotéis e adquiridas por empresas serão contabilizadas em uma categoria separada. Além disso, será possível saber a quantidade de edições vendidas em banca e as distribuídas para assinantes.
As novas tecnologias também influenciaram nas mudanças das normas de contagem. Há 15 dias, o ABC analisou, além da tiragem impressa, a audiência online dos veículos, com o objetivo de criar uma medida chamada ‘audiência combinada’. Segundo o órgão, o novo método serve para mostrar aos anunciantes que a taxa de leitura dos jornais vai além das edições impressas.
De acordo com dados divulgados recentemente, a tiragem impressa de 609 diários americanos caiu 2,6% – para 40,7 milhões – entre março e setembro deste ano, comparado ao mesmo período do ano passado. No entanto, na rede a situação é satisfatória: 163 sítios de jornais registraram audiência de 164 milhões de visitantes ao mês. Informações de Leon Lazaroff [Bloomberg, 13/11/07].