Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Altos salários em meio a programa de demissões

A BBC admitiu que, em cinco anos, dobrou o número de executivos da empresa que recebem salários acima de US$ 173 mil, em um total de 262 profissionais. Os dados foram divulgados pela BBC, a pedido do Financial Times, sob o Ato da Liberdade de Informação (legislação sobre a liberdade de informação no Reino Unido). O momento é delicado, com os planos de demissão de mais de seis mil funcionários, anunciado em 2005. Na semana passada, a BBC havia informado que, em 2004, pagou mais de US$ 26 milhões em bônus para metade da equipe, o equivalente a 10 mil funcionários.


Sindicatos argumentam que os altos salários constituem um contra-senso aos planos de redução de despesas do diretor geral da rede, Mark Thompson. ‘Funcionários que recebem salários baixos estão sendo demitidos, enquanto os salários dos executivos estão aumentando’, afirmou Gerry Morrisey, porta-voz do Bectu, sindicato que representa os funcionários da BBC.


A rede alega que precisa pagar altos salários para atrair a melhor equipe, além de atribuir o aumento à inflação. ‘Com a produção de programas vivenciando um significante aumento no setor independente nos últimos anos, a competição para atrair e reter a equipe mais talentosa tem aumentado. O número de profissionais que recebe estes salários representa uma pequena porcentagem do total da força de trabalho da empresa e todos são funcionários de alto nível’, afirmou um porta-voz da BBC. Informações de Tara Conlan [The Guardian, 23/12/05].