No final de agosto, o anúncio de que o Grupo RBS teria comprado o jornal A Notícia chacoalhou o mercado catarinense de mídia. Durante anos, essa aquisição foi apenas tema de diversos boatos que circularam na comunidade. Quando a compra foi anunciada (muito discretamente, diga-se), muita gente se surpreendeu.
Entretanto, mais surpresa ainda causa o silêncio entre as empresas sobre o avanço das negociações. Tecnicamente, a RBS assumiu a gestão do jornal de Joinville no último dia 21 de setembro. Entretanto, o leitor não foi informado disso.
No dia 25, o Grupo RBS até lançou nota em seu site comunicando o negócio. Mas poucos detalhes vieram à tona.
Discrição
Em 24 de agosto, a RBS lançou nota oficial em seu site (htp://www.rbs.com.br) informando a “integração” do jornal ao grupo. Segue a nota:
Empresas definiram, no último dia 23 de agosto, a integração do jornal catarinense ao Grupo RBS.
As empresas RBS Comunicações S.A. e A Notícia S.A Empresa Jornalística concluíram, no dia 23 de agosto, os termos que viabilizarão – após a conclusão das auditorias usuais neste tipo de operação – a integração do jornal A Notícia, de Joinville/SC, à RBS.
Acordaram ainda que até 20 de setembro de 2006 serão elaborados os contratos definitivos da operação. Uma vez concretizada a transação, a RBS assumirá em 21 de setembro a gestão da empresa A Notícia S.A Empresa Jornalística, quando também anunciará seus planos de desenvolvimento para o jornal.
A Notícia, fundado em 24 de fevereiro de 1923, editado na cidade de Joinville/SC, circula em 260 municípios catarinenses, com uma tiragem auditada pelo Instituto Verificador de Circulação (IVC), em julho do corrente, de 32.111 exemplares/dia.
Discreto, o anúncio foi publicado no mesmo dia na edição do Diário Catarinense que circulou na Grande Florianópolis. No mais, não se tratou do assunto. O colunista Cacau Menezes mencionou o fato em sua participação no Jornal do Almoço, telejornal que é veiculado na RBSTV em todo o estado. No jornal A Notícia, apenas uma menção. A do colunista de Economia, Cláudio Loetz, em 25 de agosto na seção Livre Mercado. O texto era descritivo e não foi além das informações da nota oficial divulgada. Além disso, o “assédio da RBS sobre o tradicional veículo” foi o argumento usado pelo articulista para justificar a negociação.
Pelo que se viu, a transferência do mais tradicional jornal joinvillense ao maior grupo regional de mídia do país foi tratada de maneira protocolar, burocrática, telegráfica.
Silêncio
Este Monitor de Mídia acompanhou os três principais jornais catarinenses entre os dias 24 de agosto e 21 de setembro. Este período é o apontado pelo Grupo RBS como o tempo necessário para as auditorias internas que permitiriam a formalização da compra do novo jornal. Nossa equipe acompanhou as edições de A Notícia, Jornal de Santa Catarina e Diário Catarinense e tentou localizar notas oficiais sobre a aquisição, artigos opinativos ou mesmo editoriais dando conta aos leitores do negócio. Absolutamente, nada foi encontrado.
O silêncio das partes vem gerando uma série de outros boatos acerca dos rumos da mídia catarinense. Fala-se em desativação do Portal AN (http://www.an.com.br) por causa da sua incompatibilidade com o ClicRBS (http://www.clicrbs.com.br), e nas últimas duas semanas, o portal de Joinville chegou a ficar fora do ar em diversos momentos. À boca pequena, fala-se em demissões na redação do jornal de Joinville, mas o Grupo RBS não anunciou seus planos para A Notícia, como prometeu na nota de 24/08. Existe ainda muita apreensão no ar.
Nota explica pouca coisa
No dia 25 de setembro, o site oficial do Grupo RBS trouxe nota dando conta da oficialização da compra do jornal de Joinville. Entretanto, pouco se informou além disso. Veja a nota abaixo:
A partir do dia 1º de outubro, a RBS assume integralmente a gestão da empresa. Moacir Thomazi permanece na presidência até 28 de fevereiro de 2007
Na última sexta-feira, dia 22, foram concluídas as negociações para a aquisição do jornal A Notícia, de Joinville/SC, pela RBS. A partir daquela data, 96,7% das ações de A Notícia Empresa Jornalística S.A. passaram a pertencer à RBS. Entre os dias 25 e 30 de setembro, a RBS estará integrando-se ao jornal e a partir de 1º de outubro assumirá a gestão e a operação da empresa, tendo como Diretor Luíz Cardoso, atual Gerente Executivo da RBS TV Joinville. O Editor-Chefe do jornal será o jornalista Nilson Vargas, que já atuou em A Notícia nos períodos de 1988-89 e 1997-98, como Editor de Economia e Chefe de Reportagem Estadual. Na RBS, Nilson Vargas participou, como Editor-Chefe, da implantação do Diário de Santa Maria, entre os anos de 2002 e 2006. Convidado pela Direção da RBS, Moacir Thomazi, ex-acionista controlador de A Notícia, continuará na presidência do jornal até 28 de fevereiro de 2007, com o objetivo de contribuir para a transição entre as empresas.
Nelson Sirotsky fala com empresários em Joinville
Nelson Sirotsky, Diretor-Presidente da RBS, Pedro Parente, Vice-Presidente Executivo da RBS, Geraldo Corrêa, Vice-Presidente de Rádios e Jornais da RBS, e Moacir Thomazi, presidente de A Notícia, falarão a empresários sobre a nova fase do jornal, nesta segunda-feira, dia 25, durante a reunião semanal da Associação Empresarial de Joinville. Na exposição, a Direção da RBS reforçará o fato de que o jornal A Notícia continuará sendo editado a partir de Joinville, permanecerá sendo um veículo independente, de qualidade e identificado com os interesses da comunidade.
Mudanças no panorama?
Institucionalmente, apenas três organizações demonstraram preocupação com a aquisição do jornal de Joinville pela RBS, o que poderia configurar uma espécie de monopólio da grande imprensa catarinense: o Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, a Federação Nacional dos Jornalistas e o Ministério Público. No final de agosto, nota no site do sindicato informava que já havia discussões com promotores públicos para avaliar a situação e talvez propor alguma ação na esfera judicial.
No final de agosto, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) manifestou publicamente sua preocupação com demissões de profissionais e a concentração dos meios no estado.
Em 21 de setembro, a Fenaj, o sindicato e o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) realizaram um debate no curso de Jornalismo do Ielusc, em Joinville, discutindo a concentração dos meios no estado.
Apesar desses esforços que contestam a incorporação do AN à RBS, quase inexistem chances de mudanças no panorama do mercado.
Santa completa 35 anos
O Jornal de Santa Catarina fez aniversário no dia 22: 35 anos de fundação. Segundo dados do Grupo RBS, que controla o diário desde 1993, o maior jornal de Blumenau celebra a data com 42% de crescimento em circulação, acumulado nos últimos três anos. Números do Instituto de Verificação de Circulação (IVC) dão conta de que o Santa teve circulação diária de 18,7 mil exemplares em agosto passado, distribuídos em 65 municípios. Conforme o Ibope, em junho, isso significaria aproximadamente 200 mil leitores diariamente.
Narcisismo
O Santa aproveita o momento e lança nova campanha publicitária cujo slogan será “O jornal que faz o seu dia”. Na data do aniversário, o jornal chegou aos leitores numa edição especial com caderno encartado de 24 páginas fazendo retrospectiva dos principais acontecimentos dos últimos 35 anos.
Na primeira página do jornal, a imagem de um bolo de aniversário e a chamada voltada para o próprio umbigo: “Muitos anos de vida”. Sem contar, é claro, que a capa deixou de ser a vitrine dos acontecimentos do dia anterior para se tornar uma espécie de espelho de Narciso. Para quem não se lembra, a lenda conta que o belo Narciso se apaixonou pela própria imagem refletida num lago e nele se atirou, morrendo afogado.
Números do Santa
Periodicidade: segunda-feira a sábado
Exemplares comercializados: 18.795 exemplares/dia (IVC – agosto/06)
Distribuição: 65 municípios em Santa Catarina
Cadernos: 8 – Lazer (segunda a sexta), Vida (segunda), Viagem (terça), Casa & Cia (quarta), Sobre Rodas (quinta), Gastronomia (sexta), Viver – A Revista do Santa e TV + Show (sábado)
Colunistas: 20
Jornalistas: 47
Sucursais: Itajaí, Brusque e Rio do Sul
Fundação: 22 de setembro de 1971
Tabloidização: desde 22 de setembro de 2004
(Fonte: Grupo RBS)
Os bingos, novamente
Em 20 de setembro, os jornais catarinenses dedicaram espaço a uma nota da Associação Catarinense de Bingos (ACBINGO). Nele, estampada na capa de todos os periódicos, havia a versão dos empresários dos bingos em relação ao fechamento dos estabelecimentos no Estado. Nesse informe foi contestada e considerada “arbitrária” a ação do Ministério Público Federal e Estadual.
No mesmo dia, o Diário Catarinense destacou o caso em “Funcionários protestam e empresários pressionam”. A matéria mostrou a manifestação de 1500 funcionários em Florianópolis, com destaque ao Secretário de Coordenação e Articulação, Ivo Carminatti. De caráter descritivo, a matéria apenas detalhou os passos dos envolvidos.
O que mais chamou a atenção foi o fato de não haver uma opinião formal e formada dos jornais sobre o caso. Com um assunto dessas proporções seria interessante uma maior contextualização do caso.
******