Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Aos 84 anos, revista estréia novo visual

A revista americana Time acaba de completar 84 anos e ganhou de presente um novo projeto gráfico. A publicação estréia, nesta sexta-feira (16/3), um design mais limpo, com títulos no início de cada página e os nomes dos colunistas com um tipo de fonte diferente, definido como ‘típicos da Segunda Guerra Mundial’, noticia Katharine Q. Seelye [The New York Times, 12/3/07].


Nem o logotipo da revista escapou da reforma gráfica – a maior dos últimos 15 anos. ‘Henry Luce deve estar se contorcendo na cova’, afirma o chefe de redação, Richard Stengel, sobre o co-fundador da revista. ‘Mas o projeto atual já havia desgastado sua utilidade’. Ainda assim, Stengel acredita que Luce aprovaria algumas das mudanças, incluindo quatro novas seções: ‘Briefing’ (que oferecerá textos curtos sobre assuntos internacionais), ‘The Well’ (com reportagens sobre o principal tema da revista), ‘Ideas’ (que trará artigos de conhecidos escritores) e ‘Arts’ (com críticas de livros e filmes).


Em busca de leitores


A remodelação é um dos últimos passos de um projeto maior destinado a mudar o foco da revista, que passaria de uma publicação analítica semanal, associada a notícias ‘ultrapassadas’, a um veículo mais dinâmico para complementar o ciclo de notícias constantemente atualizado do sítio da Time.


Desde que Stengel assumiu o cargo, no início do ano passado, a revista diminuiu sua tiragem de quatro milhões para 3,25 milhões por semana, eliminando algumas cópias enviadas gratuitamente para lugares como consultórios médicos, a fim de reduzir taxas pagas por anunciantes. As mudanças para reduzir custos e atrair leitores não pararam por aí: o dia de publicação passou de segunda para sexta-feira, 50 pessoas foram demitidas da redação, sucursais foram fechadas em Chicago, Atlanta e Los Angeles, e o sítio recebeu mais investimentos.


Novidades


A capa manterá uma imagem central cercada pela tradicional borda vermelha, mas o logotipo ficará um pouco menor, para dar espaço para três ou quatro chamadas no topo da página. O novo design permite que a revista dê mais destaque aos colunistas, como Joe Klein, Michael Kinsley e William Kristol, tornando-a mais parecida com a rival Newsweek.


Stengel afirma que buscou inspiração para a reforma gráfica em exemplares antigos da revista. ‘A Time original dividia o mundo em seções’, diz. A idéia é replicar esta experiência, para que o leitor se guie através de capítulos.