A britânica BBC, mais antiga rede pública do mundo, foi multada em cerca de US$ 800 mil por trapacear em concursos com participação do público via telefone. A multa é a mais alta já imposta pelo Office of Communications (instituição regulatória do setor de telecomunicações no Reino Unido) à BBC. A Ofcom afirmou que a emissora não soube gerenciar adequadamente suas obrigações e treinamentos de funcionários para garantir que telespectadores não fossem enganados.
‘Investigações comprovaram que as equipes de produção anunciaram competições estimulando a participação do público quando sabiam que a audiência não teria chances de ganhar’, disse a Ofcom. ‘Outros casos indicam falha técnica que levou a equipe a inventar nomes de ganhadores.’
A BBC foi arrebatada por uma série de escândalos no ano passado, segundo reportagem de Simon Thiel [Bloomberg, 30/7/08]. Em julho de 2007, foi multada em cerca de US$100 mil pela Ofcom (ver aqui) após um convidado de estúdio ter posado de ganhador de um concurso durante transmissão ao vivo do programa infantil Blue Peter.
Falhas recorrentes
Depois da primeira multa, outras falhas foram sendo descobertas. A Ofcom revelou que vencedores de competições de programas de caridade como Children in Need e Sport Relief, e outros programas como Birthday Bingo, The Liz Kershaw Show e Russell Brand também eram falsos.
Em comunicado, a BBC, que é financiada por uma licença paga por todos que possuem uma TV em casa, afirmou aceitar a multa. ‘A Ofcom reconheceu que nem a BBC, nem nenhum de seus funcionários foram financeiramente beneficiados com esses lapsos editoriais sérios’, afirma a emissora. ‘Enquanto não devemos ser complacentes – e sim permanecer vigilantes constantemente -, pesquisas de audiência indicam que nossas amplas medidas estão reconstruindo a confiança do público.’