Em sua tarefa de identificar tendências na pesquisa sobre jornalismo e ajudar a construir uma sólida teoria para um campo vasto e que tem se apoiado em ciências afins, a revista Brazilian Journalism Research – BJR, chega ao seu quarto número consolidando uma identidade para a pesquisa jornalística no Brasil, como afirma seu editor executivo, Luiz Gonzaga Motta, no editorial.
A revista, uma publicação semestral da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), tem como uma das suas características principais apresentar a pesquisa empírica e teórica feita nas universidades brasileiras sobre as várias práticas jornalísticas. Com isso, contribui para fortalecer o campo do jornalismo como uma área de pesquisa relativamente autônoma de outros espaços sociais. Contribui também para dar visibilidade e maior consistência aos estudos jornalísticos no Brasil. Sua apresentação, em inglês, favorece o reconhecimento deste esforço em outros fóruns internacionais.
O novo volume consolida esta postura da revista. A seção ‘dossiê’ desta edição é dedicada à relação Jornalismo e Democracia, com artigos que mostram o crescimento da crítica à imprensa, com o levantamento do número de sites e revistas voltados ao exame de publicações na América Latina. Outro tema do dossiê aponta as diferenças das práticas políticas e jornalísticas e a relativa autonomia entre elas. O crescimento do Jornalismo Cidadão é também revisitado.
A revista apresenta ainda artigos variados com contribuições importantes sobre o discurso jornalístico, a pesquisa qualitativa no jornalismo, as relações entre produção e recepção nos telejornais, as bases científicas do jornalismo digital e suas fontes, assim como uma pesquisa empírica das relações entre mídia e religião no Brasil.
A nova edição tem 190 páginas e pode ser consultada na bibliotecas dos programas de pós-graduação em Comunicação das universidades brasileiras ou adquirida diretamente na Banca do Daniel ou junto à direção da SBPJor, através de contato com a diretora administrativa Claudia Lago pelo endereço eletrônico clago@sbpjor. org.br, ao preço de R$ 15,00.
A BJR tem uma tiragem de 700 exemplares e é distribuída a todos os associados, para os programas de pós-graduação em comunicação e para pesquisadores de referência na área em países como Argentina, Chile, África do Sul, Austrália, Espanha, Estados Unidos, Finlandia, França, Itália, Inglaterra, México, Portugal, Suécia e Uruguai.
******