Diretora Científica da SBPJor em duas gestões, a jornalista e professora Marcia Benetti (UFRGS) foi a coordenadora local da I Brazil Conference, que aconteceu em Porto Alegre, em 2006. Nesta entrevista, Marcia explica o porquê do adiamento da conferência para 2009 e a importância estratégica deste encontro internacional. ‘Sabemos que pesquisas e publicações conjuntas nascem da confluência de interesses que um congresso como este pode proporcionar’, diz a pesquisadora.
***
Por que a Brazil Conference foi adiada?
Marcia Benetti – Decidimos adiar a II Journalism Brazil Conference por razões pragmáticas. Em primeiro lugar, avaliamos que seria prudente acertar o calendário do congresso, que é bienal, colocando-o sempre no segundo ano de mandato das diretorias da SBPJor. É um evento que demanda muito tempo de organização, portanto é justo que cada diretoria se ocupe dele desde o início. Em segundo lugar, alguns dos conferencistas que gostaríamos de trazer já não tinham disponibilidade de agenda para 2008. Finalmente, foi decisiva a avaliação de que a captação de recursos estava prejudicada, não só porque a maior parte dos potenciais patrocinadores compromete seus recursos no início do ano, mas também porque estamos em ano eleitoral. Assim, a diretoria da SBPJor optou pelo adiamento.
Já havia contatos articulados com associações internacionais como a IAMCR e a ALAIC. Como ficam estas parcerias após o adiamento da conferência?
M.B. – As parcerias com IAMCR, ICA e ALAIC estão fechadas e serão mantidas. O diálogo com estas entidades é fundamental para realizar um congresso que seja representativo da comunidade internacional.
Quando o evento deve ocorrer? Existe alguma previsão?
M.B. – Nossa preferência é que a II BC ocorra em novembro de 2009, junto com o VII Encontro Nacional de Pesquisadores de Jornalismo. Estamos trabalhando para isso.
Qual a importância da BC para os sócios da SBPJor e o campo do jornalismo no Brasil?
M.B. – A Journalism Brazil Conference é o único congresso internacional específico de jornalismo realizado por uma entidade científica brasileira. Os sócios da SBPJor só têm a ganhar, tanto na ampliação do conhecimento quanto na interlocução com pesquisadores internacionais. Sabemos que pesquisas e publicações conjuntas nascem da confluência de interesses que um congresso como este pode proporcionar. Além disso, é uma excelente oportunidade de compartilhar, com pesquisadores de referência no cenário internacional, o que estamos produzindo no Brasil. Os debates que foram propostos na primeira edição da BC ainda repercutem, e sem dúvida a manutenção deste ambiente de discussão é vital para a consolidação do nosso campo.