Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Carlos Fino dá curso na ABI

O jornalista português Carlos Fino, famoso por noticiar, em primeira mão, o início do bombardeio norte-americano ao Iraque, vai ministrar o curso ‘Jornalismo Internacional: guerra e política depois da queda das Torres’, nos próximos dias 21 e 22 (quinta e sexta-feira), das 16h às 20h, na ABI. O curso é um projeto de extensão idealizado e organizado pelo Departamento de Comunicação Social da UFF.

Com mais de 30 anos de experiência, Fino iniciou e consolidou sua carreira na RTP, a rede de televisão pública portuguesa, como correspondente internacional em Moscou, Bruxelas e Washington. Tornou-se particularmente conhecido por seu trabalho na cobertura de guerras, como as que se seguiram ao fim da União Soviética (Geórgia, Moldávia, Armênia-Azerbaijão e Chechênia), e as invasões do Afeganistão e do Iraque. Premiado várias vezes, Fino lançou em 2003 o livro A guerra ao vivo (ed. Verbo), um relato de sua experiência mais recente em conflitos armados, no qual associa seu testemunho à análise política e à discussão sobre as condições de trabalho dos repórteres e cinegrafistas no local.

No curso, Fino traçará um painel da situação política posterior ao atentado 11 de setembro de 2001 contra as Torres Gêmeas de Nova Iorque para concentrar-se na discussão sobre papel do jornalista diante dos interesses em jogo e sobre o poder das grandes corporações de comunicação na definição do noticiário. O jornalista analisará ainda, através da exibição de trechos de reportagens, a cobertura das guerras do Afeganistão e do Iraque e as questões relativas à ampliação da União Européia.

‘Precisamos refletir sobre o espaço que nos resta para a execução do nosso trabalho, que liberdade é dada aos jornalistas quando os meios de comunicação nos enquadram de tal maneira que ficamos na situação de meros veículos daquilo que eles desejam informar’, afirmou o jornalista, que atualmente reside em Brasília, onde, desde 2004, exerce as funções de conselheiro de imprensa da embaixada de Portugal.

As aulas serão no auditório da sala Belisário de Souza, no 7º andar da ABI (Rua Araújo Porto Alegre, 71). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail do Departamento de Comunicação Social do Iacs/UFF (gco@vm.uff.br), indicando o assunto ‘inscrição – curso de jornalismo internacional’. Os interessados devem informar nome, endereço, telefone e profissão (no caso de estudante, indicar o curso e a instituição de ensino).