Thursday, 21 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Cem dias de vigência

Já se passaram cem dias desde que, oficialmente, tornou-se recomendável obedecermos, nós, brasileiros, ao novo Acordo Ortográfico. Escrevo ‘recomendável’ porque ‘obrigatório’ seria muito forte. A transição está só no começo. Temos até o dia 31 de dezembro de 2012, prazo definido por lei, para assimilar essa modesta reforma, se bem analisarmos.


Por outro lado, a rigor, todos os jornais deveriam ajudar seus leitores a fixar visualmente a grafia das palavras afetadas pelo Acordo: ‘ideia’, ‘asteroide’, ‘voo’, ‘veem’, ‘sequestro’, ‘tão somente’, ‘paraquedas’…


O jornal gaúcho Correio do Povo tomou uma decisão editorial interessante. Em várias de suas páginas, quando surge alguma palavra com nova grafia em virtude do Acordo, ou mesmo quando não é o caso, mas se tem a chance de ensinar, a palavra é destacada e, num boxe, explica-se o porquê de tal grafia.


No exemplo abaixo (retirado da edição de 28 de março), a palavra em destaque é ‘microempreendedores’. No boxe, explica-se que o prefixo ‘micro’ somente levará hífen diante de palavras iniciadas por ‘o’ ou ‘h’, como em ‘micro-ônibus’, ‘micro-ondas’ (antes do Acordo, o certo era ‘microônibus’, ‘microondas’, sem hífen), ‘micro-hidráulico’, ‘micro-história’.


Palavras paroxítonas sem acento



Mas, dizia eu, estamos em período de transição, e nem tudo o que reluz é ouro…


No caso do verbo ‘esmiuçar’, há quem escreva ‘esmiúça’ com acento, e quem, acreditando seguir as novas regras, escreva ‘esmiuça’ sem acento. Exemplos não faltam:


** ‘[…] entra no MySpace, esmiuça princípios econômicos […]’ (Zero Hora, 11/04/2009).


** ‘O Buchico+Guia esmiuça a programação e mostra […]’ (O Povo, 03/04/2009).


** ‘Amparado na história da educação e da cultura, o livro esmiuça as formas […]’ (Folha de S.Paulo, 05/04/2009).


** ‘Site esmiuça a construção de verbetes da Wikipédia’ (Folha de S.Paulo, 25/02/2009).


Curiosamente, a Folha de S.Paulo se contradiz, e traz ‘esmiúça’ com acento em outros momentos:


** ‘Mostra na Pinacoteca esmiúça relação do modernista […]’ (Folha de S.Paulo, 04/04/2009).


** ‘DVD esmiúça efeitos e bastidores de Hulk‘ (Folha de S.Paulo, 24/02/2009).


Conforme a Base X do Acordo, cai o acento agudo nas vogais tônicas grafadas ‘i’ e ‘u’ das palavras paroxítonas, quando estas vogais são precedidas de ditongo. Por exemplo, ‘feiura’.


Não é o que ocorre com ‘esmiúça’. Portanto, o certo é ‘eu esmiúço’, ‘tu esmiúças’, ‘ele esmiúça’, ‘eles esmiúçam’, ‘que eu esmiúce’… que todos esmiucemos o Acordo.


Ou deveríamos escrever ‘viuva’ sem acento também!

******

Doutor em Educação pela USP e escritor; www.perisse.com.br