A CNN lançou nesta quarta-feira (20/6) a iniciativa ‘Impact Your World’, para estimular os telespectadores a se envolver com ações de caridade e ajuda humanitária. Segundo Jim Walton, presidente da CNN Worldwide, o público demonstrou, em eventos como o tsunami na Ásia e o furação Katrina, que tem vontade de se envolver com as notícias.
A emissora criou um sítio de internet especial com contatos e informações sobre programas de caridade, divididos em categorias como ‘refugiados e sem-teto’, ‘pobreza’ e ‘desastres naturais’. Os telespectadores serão informados do endereço do sítio quando a CNN apresentar reportagens sobre os temas. ‘Pareceu fazer muito sentido’, diz Walton, sobre a idéia de unir jornalismo e boas ações.
Cautela
No início do ano, a emissora levou a leilão um veículo que usou em coberturas de guerra, com renda revertida para uma instituição que constrói casas para feridos em conflitos. A CNN exibe também uma série, chamada CNN Heroes, que dá destaque a pessoas que se envolvem em ações de ajuda humanitária.
A emissora precisa, entretanto, tomar cuidado com seu plano, alerta o professor de ética jornalística Aly Colon, do Poynter Institute, na Flórida. ‘Pode ser um jeito de se conectar com o público’, diz ele, mas deve ser administrado de maneira apropriada. A CNN deve ser também cuidadosa com o que indica para seus telespectadores. Se alguma instituição de caridade listada no sítio não cumprir o papel que promete ou estiver envolvida com questões controversas, é a credibilidade da emissora que estará em jogo. Informações de David Bauder [AP, 19/6/07].