Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Critérios de noticiabilidade na reportagem da Folha de S.Paulo

Todos os dias, as redações dos grandes e pequenos jornais recebem uma enxurrada de informações, denúncias e assuntos que podem se tornar notícia. Mas com tantos acontecimentos, no Brasil e no mundo, como escolher o que deve ou não ser noticiado?

A partir desse questionamento, no início do século 20 o alemão Otto Groth analisou os critérios envolvidos na seleção de eventos de uma redação no trabalho chamadoDie Zeitung, uma obra de quatros volumes, escrita durante vinte anos, considerada uma enciclopédia do jornalismo. Ao estudar o cotidiano do fazer jornalístico, o escritor percebeu que, para se tornar notícia, um fato tem que obedecer aos conceitos de noticiabilidade, que incluem atualidade, proximidade, universalidade, periodicidade e difusão.

Com o decorrer do século 21, a noticiabilidade recebeu novos juízos valores como o Manual de Redação presente na maioria dos veículos midiáticos, Frequência, Amplitude, Continuidade, Clareza, Consonância, Personalização, Inesperado, Referencia a nações de elite econômica e Negatividade a tragédias, de acordo com os autores Johan Galtung e M. Ruge ambos de 1965 e 1993.

A internet alterou alguns critérios de notícia. Exemplo disso é a Proximidade, que atualmente implica na aproximação de diferentes culturas e públicos, e não apenas a algo próximo no mesmo espaço como na síntese anterior de Groth. O conceito contemporâneo de Atualidade está atrelada a transmissão de um fato em tempo real e para isso conta com a disponibilidade da tecnologia de celulares, webcam e computadores portáteis sem precisar de montante de infraestrutura.

Um suposto ato ilícito de corrupção

No caso da reportagem do jornal Folha de S.Paulo publicado no dia 15 de maio de 2011, intitulada “Palocci multiplicou por 20 patrimônio em quatro anos”, dos jornalistas Andreza Matias, José Ernesto Credendio com a colaboração de Araripe Castilho, os critérios de noticiabilidade para a escolha dessa pauta foram as seguintes: personalização, com a utilização de um personagem central importante do cenário politico brasileiro, o ministro da Casa Civil Antônio Palocci Filho; frequência: a duração e repercussão do acontecimento com a sequência de outros desdobramentos do assunto até a renúncia do ministro, no dia 7 de junho; amplitude de pessoas interessadas na matéria; clareza dos fatos com o detalhamento das finanças e investimentos de Palocci com dados dos valores pagos pelo ex-ministro em um apartamento de luxo no valor de R$ 6,6milhões de reais e no escritório de R$ de 882 mil, ambos comprados em 2010 e 2009.

A significância, ou seja, relevância do assunto como um suposto ato ilícito de corrupção poderia impactar na vida dos cidadãos brasileiros, que pagam tributos que deveriam ser aplicados em projetos e ações governamentais destinados a coletividade, e não para custear imóveis pessoais de seus representantes.

Análise de Reportagem (Teoria newsmaking); valores notícias

Reportagem: Palocci multiplicou por 20 patrimônio em quatro anos

Veículo: Folha de S.Paulo

Edição:15/05/2011, acervo online : http://acervo.folha.com.br/fsp/2011/05/15/2acessado em 20/11/2011.

Editoria: Poder

Caderno: A4

Jornalistas: Andreza Matias, José Ernesto Credendio e colaboração de Araripe Castilho

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[Janaina Cezar é estudante de Jornalismo, São Paulo, SP]