Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Dose certa de folia nos jornais

Desta vez, parece que os jornais catarinenses ficaram mais ligados na notícia sem descuidar dos remelexos do Carnaval. Com isso, as edições dos quatro dias de folia mostraram-se bem mais equilibradas que em anos anteriores, quando as redações sacudiam ao tempero dos tamborins e quem dançava mesmo era o leitor, que ficava sem informação. Em 2003, este Monitor de Mídia observou essa tendência na imprensa do estado, enredo que felizmente não se repetiu.

Esquecendo a capital

O Jornal de Santa Catarina, como de praxe, focalizou sua cobertura no Carnaval do Vale do Itajaí, sua área de influência. A folia do município de Navegantes foi o destaque do jornal. Em âmbito nacional, o Rio de Janeiro saiu na frente. Foram publicados fotos e letras dos samba-enredos da maioria das escolas. São Paulo ganhou apenas um box, que anunciava a escola campeã. Já para Florianópolis, a capital do estado, foram destinadas algumas poucas linhas. Com uma cobertura nada centralizada, o carnaval do Santa ocupou diversos cadernos e editorias. Na política, o leitor encontrou títulos como ‘Presidenciáveis no embalo da Sapucaí’, e no esporte, ‘Animadinho, Maradona faz a festa no Rio’. Além da ‘Revista do Santa’ que trouxe as maiores matérias, a festa popular esteve presente ainda nos cadernos ‘Lazer’, com lembranças dos carnavais de Blumenau, e no ‘Vida’, com a matéria ‘Folia bem protegida’, sobre a necessidade do uso de preservativo. Nas quatro edições analisadas, o Carnaval ocupou grande espaço nas capas do jornal, com chamadas e fotos expressivas.

DC de olho nas estradas

Em 25 de fevereiro, o Diário Catarinense destacou as festividades em Florianópolis. Apresentou também a preparação, o esquema de segurança, as escolas de samba e respectivos sambas e enredos. Na manchete ‘Gasolina e álcool sobem após folia’, nada do que se comemorar, pois indicou a possibilidade de reajustes nos combustíveis já na quarta-feira (1º de março).

No domingo, edição de 26/02, a matéria ‘As fotos da folia em SC e Brasil’ ilustrou a diversão dos foliões de norte a sul do país. Destaque para carros alegóricos e rainhas de baterias, com fotos que mostraram os melhores ângulos de ambos.

O Carnaval ainda foi destaque na edição da segunda, 27. A festa foi mencionada na manchete ‘Carnaval já supera em 21% as mortes no trânsito em SC’, sobre as fatalidades no feriadão. Nas páginas internas, o DC destacou como a ‘folia arrasta multidão de norte a sul’, novamente com destaque para as comemorações em Santa Catarina, principalmente de Florianópolis.

Na terça, 28, o Carnaval não foi manchete, mas o tema não deixou de ser abordado na edição. No caderno ‘Variedades’, textos sobre as raízes do samba e detalhes sobre os resultados dos desfiles em Florianópolis.

A edição de 1º de março, a quarta-feira de cinzas, trouxe balanço geral do período, com destaque os números da violência: ‘Acidentes e crimes deixam 36 mortos no Carnaval de SC’. A festa gay de Navegantes, o Navegay também ganhou espaço e menção da ‘grande alegria’ dos foliões.

Sem perder o rebolado e o equilíbrio

Apesar das festas terem obtido espaço considerável nas edições de Carnaval, A Notícia não permitiu que outros fatos importantes ficassem de fora. No dia 25, por exemplo, apesar da manchete ‘SC cai na folia’, as páginas de destaque foram ocupadas pela crise política no governo federal. As publicações sobre o Carnaval no estado ocuparam as páginas B4 e 5, realçando o ‘terceiro maior Carnaval do Brasil’, em Joaçaba.

Em 26/02, A Notícia trouxe as musas do desfile paulistano na capa (Sabrina Sato e Nani Moreira), mas manteve o maior espaço ao Carnaval catarinense. Sem descuidar de outros acontecimentos, o AN trouxe a onda de violência no Iraque e a ‘popularidade reconquistada’ do presidente Lula devido a boa fase econômica.

O índice alto de mortes nas rodovias também esteve presente na edição do dia 26. No dia seguinte, o AN apresentou a manchete ‘Carnaval inicia com 15 mortos no trânsito’. Em 1º de março, o jornal noticiou que o número de mortos já chegava a 25 em rodovias catarinenses.

Um silêncio intrigante

A prisão do repórter fotográfico do Diário Catarinense Cláudio Silva, o Sarará, durante protestos em Florianópolis quase passou despercebida nos jornais catarinenses do Grupo RBS. O Jornal de Santa Catarina nada publicou sobre o acontecimento. O DC trouxe no dia 17/02 pequena matéria na editoria geral ‘Mudança na tarifa causa protesto’ e em algumas linhas comentou a prisão de seu funcionário. Já o concorrente A Notícia trouxe na capa do mesmo dia uma foto intitulada ‘Protesto, tumulto e prisões na capital’. Nas páginas internas, apresentou reportagem e fotos sobre os manifestos e a prisão do fotógrafo do DC, acusado de desacato à autoridade. A maior repercussão do caso foi no site do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina que além de publicar o fato, manifestou preocupação e repúdio à atitude do DC em demitir o fotógrafo e silenciar a decisão.

Mas o que é mesmo ‘catarse’?

O show da banda irlandesa U2 também esteve nos jornais catarinenses. Com bastante material de agências, a cobertura se focou nas expectativas e desdobramentos da apresentação. O Jornal de Santa Catarina trouxe matérias descritivas no caderno ‘Lazer’. No dia 20/02, a chamada ‘A abnegação de quem vai ao U2. E o desgosto de quem fica’. No Diário Catarinense, a chamada de capa ‘U2 ataca de rock na semana do carnaval’ no dia 21/02, antecipou a reportagem especial do dia seguinte. A Notícia, já no dia 19, publicou a matéria ‘Prontos para armar a bomba’, divulgando o show. No dia seguinte, trouxe o vocalista da banda e Lula na capa indicando a matéria ‘Bono Vox realiza um grande sonho’, o de conhecer Brasília. No dia 22/02, o Santa e o AN trouxeram em cadernos as respectivas matérias ‘Fãs e ídolos em catarse’ e ‘U2 mostra eficiência e provoca catarse em SP’. O termo ‘catarse’ pode ter gerado falta de compreensão aos leitores, por não ser usual e de difícil entendimento mesmo nos dicionários. Em tempo: a palavra ‘catarse’ nos títulos tem sentido de êxtase, euforia. Fortes emoções.

******

Site do Monitor de Mídia