Wednesday, 18 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1318

Imprensa, cidadania e cotidiano

Um dos mais produtivos e premiados grupos de pesquisa no campo do jornalismo é o Grupo de Pesquisa sobre o Cotidiano e o Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba (Grupecj), da Universidade Federal da Paraíba, que em outubro comemora dez anos de atividade, tendo contado nesse período com a participação de gerações de alunos de graduação e mestrado, sob a coordenação do professor doutor Wellington Pereira.

No contexto das comemorações dos dez anos do Grupecj, tive oportunidade de ser um dos palestrantes convidados, com o tema “Imprensa, cidadania e cotidiano”, ocasião (4/10/2012) em que reapresentei uma série de conceitos, ideias e aspectos que já haviam sido contemplados no artigo “Jornalismo, espaço público e esfera pública, hoje”, originalmente publicado na revista Comunicação e Espaço Público (ano IX – nº 1 e 2 – Brasília: 2006), do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília.

Atendendo a solicitações, no sentido de favorecer o acesso ao texto mencionado, ocorreu-me a ideia da reapresentação do mesmo neste Observatório da Imprensa, tal o hábito com que esta publicação tem funcionado como “servidor” de conteúdos para as mais variadas disciplinas dos cursos de Comunicação de todo o país. Uma forma também de ampliar o acesso do artigo a quem interessar possa, para além do seminário “Diálogos sobre Pesquisa em Mídia e Cotidiano”, realizado pela UFPB.

Toda a edição especial da revista Comunicação e Espaço Público (dois números, num único volume) está em PDF. Por meio do link, o leitor encontrará, portanto, não somente o artigo mencionado (p. 36), mas todo o conteúdo da mesma: http://www.fac.unb.br/site/images/stories/Posgraduacao/Revista/Edicoes/2006_revista.pdf

***

[Luiz Martins da Silva é jornalista e professor da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília]