Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Enquete quer conhecer os jornalistas mais influentes

Alguns jornalistas são figuras emblemáticas da profissão. Seja pelo prestígio com o público, seja pelo reconhecimento entre os colegas, estes jornalistas representam a elite profissional de um ofício cercado de mitos. Conhecer melhor quem são esses jornalistas é o objetivo da enquete que realizo como doutorando em Comunicação da Universidade de Brasília, em parceria com os sites do Observatório da Imprensa, da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) e do Fórum Nacional dos Professores de Jornalismo.

A enquete pretende analisar as indicações feitas por pessoas que estudam ou trabalham diretamente com o jornalismo. Ou seja, é dirigida, sobretudo, a jornalistas, assessores de imprensa, estudantes e professores de Comunicação.

A escolha do método e da amostragem partiu do princípio de que o jornalismo é uma profissão em que o prestígio é medido principalmente pelo reconhecimento da competência profissional pelos colegas. Por isso, na hora de indicar um jornalista, é preciso levar em conta não só fatores objetivos (salário, veículo em que trabalha, cargo que ocupa na redação), mas a forma como o trabalho e as opiniões desse profissional influenciam na atuação de outros jornalistas. Além disso, na medida em que algumas pessoas se tornam paradigmáticas num meio, os valores por ela compartilhados podem influenciar na construção do imaginário profissional.

Para participar da enquete, indicando o nome de um jornalista, clique aqui. Os participantes só podem votar uma vez.

******

Doutorando em Comunicação na UnB