Chegou ao fim esta semana a disputa da Agence France-Presse (AFP) com o Google sobre os artigos e fotos da agência de notícias reproduzidos na ferramenta de busca Google News. O acordo entre as duas empresas permite que o Google divulgue o conteúdo da AFP, incluindo notícias e fotografias, no Google News. Não foram divulgados detalhes da negociação.
Em março de 2005, a AFP processou o Google por violação de direitos autorais, pedindo um valor de US$ 17,5 milhões sob alegação de que a empresa teria publicado manchetes, fotos e trechos de artigos sem permissão. Com o acordo firmado entre as duas partes, a AFP concordou em colocar fim ao processo. ‘O uso do Google não foi justo, mas agora foram discutidos todos os usos do conteúdo da AFP’, explicou Joshua Kaufman, advogado que representa a agência.
O porta-voz do Google, Ricardo Reyes, enfatizou que a empresa está muito otimista sobre a negociação. ‘Ela vai permitir que usemos o conteúdo da agência de maneiras inovadoras, o que vai melhorar a divulgação do conteúdo na rede’, afirmou.
Em agosto do ano passado, o Google fez um acordo semelhante com a Associated Press, concordando em pagar à agência pelo uso de seus artigos e fotos, usando o conteúdo em outros serviços que não o Google News. Segundo Kaufman, o Google lançará ‘produtos interessantes’ com o conteúdo da AFP – não foi explicado se este produto é o mesmo que reproduzirá o conteúdo da AP. Informações de Caroline McCarthy [CNET, 6/4/07].