Saturday, 02 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1312

Grupos se unem na disputa pela Dow Jones

A General Electric Company (GE), controladora do grupo NBC, e a Pearson, publisher do jornal Financial Times, podem entrar na disputa com Rupert Murdoch pela compra da Dow Jones. As duas empresas estudam apresentar uma oferta em conjunto – de valor superior à proposta de US$ 5 bilhões da News Corporation – à família Bancroft, que controla o grupo.


Se fechado, o acordo criaria um conglomerado poderoso no setor de jornalismo econômico, juntando o Wall Street Journal, o canal de notícias econômicas CNBC, o Financial Times e o serviço de notícias Dow Jones Newswire. Pessoas ligadas às duas empresas informaram que a Pearson e Jeffrey R. Immelt, presidente e executivo-chefe da GE, estariam ‘seriamente interessados’ na Dow Jones.


Torcida a favor


Funcionários da Dow Jones torcem para que a informação de que há uma proposta maior do que a da News Corporation seja verdadeira, pois temem que Murdoch não invista no ‘jornalismo sério’ pelo qual o Journal é conhecido. Mas, segundo uma pessoa a par das negociações, se a joint venture for aceita, podem ocorrer demissões no grupo.


De início, a família Bancroft, proprietária majoritária da Dow Jones há mais de um século, se opôs à proposta de Murdoch, mas agora a está analisando – exigindo, no entanto, um conselho independente para dirigir o Journal. Especula-se que, no acordo com a GE e a Pearson, os Bancroft mantenham uma participação minoritária na Dow Jones, de cerca de 20%.


 


Anúncio de venda provoca greve em jornal francês


A Pearson, que também é proprietária do jornal francês Les Echos, confirmou na terça-feira (19/6) que o venderia – o que gerou uma paralisação de um dia na redação do diário. A equipe editorial ameaçou não levar o Les Echos às bancas nesta quarta-feira (20/6), e cumpriu a promessa.


‘Todos pararam de trabalhar, até a equipe do sítio. Estamos em greve’, afirmou Vincent de Feligonde, presidente do sindicato dos jornalistas do diário. O sítio do jornal já voltou a funcionar, e a versão impressa deve ser publicada na quinta-feira.


Analistas não sabem se a venda teria relação com liberação de recursos para a compra da Dow Jones. O grupo Les Echos engloba, além do jornal impresso, um sítio, a revista econômica Enjeux e outros serviços de informações financeiras. Informações de Richard Pérez-Peña [The New York Times, 18/6/07] e da AFP [19/6/07].