O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) está lançando um novo sistema para proporcionar a implantação de bibliotecas digitais nas instituições de ensino superior (IES).
O Sistema de Publicações Eletrônicas de Teses e Dissertações (Tede) permite ainda a integração das IES com a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Ibict e com a Networked Digital Library of Theses and Dissertation, da Universidade de Virgínia, nos EUA.
Segundo o Ibict, para utilizar o serviço estão disponíveis dois programas para download, o Tede Modular e o Tede Simplificado. O primeiro exige uma infra-estrutura de integração entre o curso de pós-graduação, o autor da dissertação e a biblioteca da instituição, no processo de publicação eletrônica da tese ou dissertação.
O Tede Simplificado possibilita a publicação eletrônica da tese ou dissertação pela IES, sem utilizar os recursos do Tede Modular, diretamente pela biblioteca, com a autorização do autor da tese ou dissertação.
Para as Universidades que contam com a versão beta 1 e a versão beta 2, o sistema Tede deve disponibilizar em breve todo o procedimento para a atualização da versão 2 final.
‘Essas novas ferramentas possibilitam a adesão de novos usuários e a colocação de suas dissertações em meio eletrônico que, certamente, darão maior visibilidade às pesquisas realizadas para toda a comunidade acadêmica’, disse Sueli Maffia, coordenadora da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Ibict.
Mais informações em (http://www.ibict.br)