Thursday, 26 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Iraque não tem vez na programação da emissora

Segundo o Project for Excellence in Journalism, o Fox News Channel gastou pouquíssimo tempo cobrindo a guerra do Iraque em 2007. Durante os três primeiros meses do ano, a cobertura do canal de notícias a cabo teve a metade do tempo da feita pela rival MSNBC; o espaço dedicado ao tema também foi consideravelmente menor que o da CNN. A diferença foi maior durante a programação diurna; no total, a guerra do Iraque ocupou 20% do tempo do noticiário diário da CNN, 18% do da MSNBC e apenas 6% na Fox.


O estudo vem em um período delicado para a emissora. Os principais pré-candidatos democratas à presidência americana se recusaram a aparecer em debates patrocinados pela Fox, cuja cobertura política tem inclinação notadamente republicana. ‘Isto ilustra o perigo de enfatizar um lado ou outro, porque eles [a Fox] foram declaradamente a favor da guerra do Iraque. Quando a guerra começou a ir mal, eles tiveram que diminuir a cobertura porque ela não se encaixava com a linha editorial pré-concebida’, alfinetou Jon Klein, presidente da CNN nos EUA. ‘Eles são uma emissora de notícias, então é surpreendente que não estejam cobrindo a maior matéria do país e do mundo’.


Os dados da pesquisa surpreenderam o executivo-chefe da MSNBC, Dan Abrams, que vem incentivando a rede a se concentrar em assuntos políticos e nacionais. ‘Estamos trabalhando para ter uma cobertura equilibrada’, afirmou. Informações de David Bauder [AP, 11/6/07].