A Newspaper Association of America, associação de jornais dos EUA, divulgou na semana passada que os lucros publicitários de diários americanos caíram 8,6% no período de abril a junho deste ano, noticia Seth Sutel [AP, 31/8/07]. O declínio com os anúncios impressos, na casa do bilhão, ultrapassou de longe os ganhos com os lucros de anúncios online. No impresso, houve queda de 10,2%, o que representa US$ 10,5 bilhões, sendo o quinto trimestre consecutivo de declínio. O aumento com publicidade online de jornais continuou, registrando acréscimo de 19,3% ou US$ 795,7 milhões. Os lucros com anúncios impressos e online, combinados, caíram 8,6% comparados ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, os jornais são o maior setor de mídia usado por anunciantes nos EUA – ainda que cada vez mais anunciantes estejam migrando para a internet. Um estudo divulgado pela empresa de consultoria Veronis Suhler Stevenson em agosto estimou que os gastos com publicidade online – incluindo os dos sítios das mídias tradicionais – irão ultrapassar os gastos com anúncios impressos em 2010.
Comediantes australianos furam segurança da APEC
A equipe do Chaser, programa de comédia australiano, conseguiu furar o rígido esquema de segurança do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC) em Sidney, Austrália, na semana passada, conduzindo três veículos escoltados por motos por dois pontos de segurança. A emissora ABC australiana, que exibe o programa, disse que o grupo conseguiu chegar a poucos metros do hotel onde estava hospedado o presidente americano, George W. Bush. Dentro do carro, estava um comediante vestido como Osama bin Laden. Depois da brincadeira, dois membros da equipe foram detidos pela polícia. Na semana passada, os comediantes tentaram furar a segurança para entregar camisas aos 21 líderes presentes no fórum, mas não conseguiram atingir seu objetivo. Informações da Reuters [6/9/07].