Monday, 23 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Jornalista cai em armadilha em reunião de hackers

Uma repórter de TV americana teve que fugir de hackers de computador enfurecidos que a flagraram espionando uma reunião em Las Vegas, na sexta-feira (3/8). Michelle Madigan, produtora do programa Dateline, da rede NBC, entrou na DefCon, maior conferência de hackers do mundo, com uma câmera escondida na bolsa.

‘Eles enviaram uma jovem relativamente atraente com uma câmera na bolsa, cuja missão era, primeiro, filmar alguns de nós admitindo algum delito, o que não é legal; e, segundo, flagrar algum agente federal’, afirmou o porta-voz do evento, identificado apenas como ‘Priest’ (padre). No DefCon, agentes federais disfarçados costumam se misturar aos hackers. ‘Aqui é a Suíça do hacking, uma região neutra onde hackers e agentes se encontram com o objetivo comum de tornar os computadores mais seguros’, diz Priest.

Os organizadores da conferência foram alertados com antecedência sobre a reportagem de Michelle e entraram em contato com ela, oferecendo uma credencial de imprensa – ela teria acesso livre, mas seria identificada como jornalista. Michelle recusou a oferta e preferiu entrar disfarçada de hacker.

Dedure a repórter!

Priest e Jeff Moss, fundador do DefCon, armaram um plano: atraíram a repórter para uma sala ao espalhar a informação de que ali aconteceria um jogo chamado ‘ache o agente federal’, onde os hackers são encorajados a dedurar agentes presentes no local. Com a sala lotada, e Michelle dentro dela, foi anunciado que o jogo na verdade se chamava ‘ache o jornalista disfarçado’. Sem identificar a repórter pelo nome, Moss condenou, de um palco, suas táticas de reportagem.

Centenas de hackers começaram a vaiar o suposto ‘repórter disfarçado’ e Michelle, em meio a empurrões, tentou escapar dali. Sua fuga foi acompanhada por uma multidão de hackers irados. ‘Se eu tivesse 150 pessoas daqui me seguindo pelo estacionamento, não teria pressa em voltar’, ironizou Priest. A NBC não comentou o incidente. Informações da AFP [4/8/07].