‘Desde a reforma da home page do UOL, em outubro, a ombudsman recebe esporadicamente queixas de internautas que dizem não encontrar a edição da Folha na internet.
No desenho anterior da home page do UOL, um bloco com destaques para jornais e revistas ficava numa área mais central da página.Hoje, o bloco está na lateral direita e nem sempre visível, pois se alternam ali abas que dão acesso a blogs e outros conteúdos.
Pode ser uma das razões da dificuldade de acesso, apesar de o link para a Folha Online continuar na barra superior horizontal do portal e de haver também link no menu vertical.
Mas há falhas que pioram o quadro. A leitora Claudia reportou o trajeto tortuoso causado pela falta de atualização em mensagem para a ombudsman:
‘Domingo, para ler a Folha pelo site, o leitor tem que fazer um certo malabarismo. Clica-se em Jornais. Na próxima página, clica-se na manchete da Folha e abre-se o fac-símile do jornal … de sábado! Para se chegar ao jornal de domingo é preciso clicar em Folha de São Paulo. Na próxima página (ainda o jornal de sábado) é preciso clicar Índice Geral. Na nova página, Arquivo (arquivo????). Se não estiver logado como assinante, mais uma página. Finalmente chega-se a uma página cheia de calendários onde deve-se clicar na data desejada. Tudo isso pra ler o jornal do próprio domingo? Várias vezes me peguei lendo o jornal de sábado no domingo, só me dando conta disso ao sentir que já conhecia várias notícias.’
O problema da falta de atualização foi reportado para a Redação. Testei hoje e o erro se repetiu. Tive que fazer o mesmo trajeto descrito pela internauta para chegar à edição da Folha. As 21h desta quinta, dia 4, cheguei à Folha de quarta, dia 3.
Ter mais cuidado na atualização é necessário. Valeria também deixar mais visível na página de jornais do UOL um link fixo para a edição da Folha, usando o endereço também fixo, que o jornal tem – http://www1.folha.uol.com.br/fsp/. Hoje este link está numa lista sem destaque.
Seria uma segurança a mais contra as falhas de atualização como a de hoje.
***
Roteiro de navegação (1/12/08)
No Verão de 2009, o público brasileiro verá nas telas dos cinemas ‘Se Eu Fosse Você 2’, promete a voz em ‘off’ no fim do trailer que está publicado na página de vídeos da estação UOL Cinema.
Os internautas que visitaram a home page do UOL desde as 9h da manhã e até as 16h desta segunda-feira, 1º de dezembro, viram uma foto do filme no espaço mais nobre dedicado a imagens da primeira página do portal. A foto conduz ao trailer.
Pelo registro de visitação exibido pela página do trailer, o assunto interessou.
O vídeo teve 40.386 visitas e há comentários positivos de fãs confessos do primeiro filme, dos atores – Gloria Pires e Tony Ramos – e do diretor Daniel Filho.
Uma pena que estas pessoas que viram o trailer não tenham recebido um link sequer para assuntos relacionados diretamente ao filme.
A descrição do vídeo é burocrática: ‘Trailer de ‘Se Eu Fosse Você 2’, com Glória Pires e Tony Ramos. Direção de Daniel Filho. © 2008 Globo Filmes.’
Dá para pensar em um punhado de informações, assuntos e links que poderiam ter sido selecionados e elencados ali para quem visita o trailer.
Data de estréia, bilheteria do primeiro filme, crítica do primeiro filme da série, entrevistas e perfil dos atores, link para o trailer do primeiro filme…
São mais de 6 horas de exposição para um link que só conduz ao próprio trailer e automaticamente a uma listagem de outros trailers, todos eles, diga-se, com mais informações no espaço da descrição do conteúdo que o ‘Se Eu Fosse Você 2’.
A Redação deveria aproveitar melhor os assuntos que seleciona para destacar.
Planejar e conduzir uma boa navegação é uma das atividades mais importantes para quem trabalha na web. Este ‘roteiro’ vale ouro. Potencializa os links e dá ao público mais daquilo que ele escolhe.’