Em meio ao período eleitoral, a mídia já está atenta aos movimentos do circo político. Os passos dos candidatos, a discussão de propostas e os reais problemas enfrentados pela população se tornam pauta. A menos de um mês do pleito deste ano, toda a informação é importante aos (e)leitores.
Este Monitor de Mídia acompanhou, no período de 1º a 6 de setembro, os aspectos políticos noticiados pelos principais jornais catarinenses – A Notícia, Diário Catarinense e Jornal de Santa Catarina.
De forma geral, nenhuma das publicações apresentou pesquisa eleitoral voltada aos candidatos estaduais no período. Além disso, nenhum deles deu espaço às “eleições proporcionais”, de senadores e deputados. Já é de se esperar que a mídia dê mais destaque à Presidência da República e aos governos dos estados. Seria interessante o mesmo tratamento para a escolha destes cargos, também tão importantes para a administração da nossa sociedade.
Basicamente geral
No período analisado, o Jornal de Santa Catarina apresentou generalidades sobre as eleições. Nenhuma “Opinião do Santa” tratou do assunto, que se resumiu a fatos referentes ao dia-a-dia de Blumenau. Comparando-se aos outros jornais, foram publicadas poucas matérias sobre eleições.
Todo o material sobre o pleito foi publicado sob a cartola “Eleições 2006”. Esse espaço, sempre nas primeiras páginas do jornal, mas nunca no mesmo lugar em cada edição, dividiu-se em temas estaduais e nacionais. No primeiro, identificado com a bandeira de Santa Catarina. O outro, com a bandeira do Brasil nos assuntos dos presidenciáveis.
Matérias como “Campanha acelera a 30 dias da eleição” (1º/9) mostraram a preparação de candidatos e eleitores para o dia da votação. Problemas da população e o que os políticos deveriam resolver foram o foco de matérias como “Falta de asfalto condena cidades a ciclo de atraso” (2/9). Até mesmo os jovens eleitores, pauta certa nesta época, ganharam espaço em “Uma nova geração estréia nas urnas” (6/9).
Para uma boa decisão
A cobertura do Diário Catarinense demonstrou preocupação social, procurando informar, incentivar e alertar os eleitores. No espaço de Opinião, o DC preferiu tentar a imparcialidade, sem deixar transparecer posições ou idéias, apreço ou desdém pelos candidatos no material apresentado.
Com conteúdo descritivo, o periódico apenas destacou os inúmeros problemas no Brasil e em Santa Catarina, com um alerta de cuidado para os eleitores: “Cabe à sociedade fazer tudo o que estiver ao seu alcance para vedar de vez as chances de desvio de dinheiro que deveria estar sendo destinado para financiar áreas essenciais, mais vai parar no bolso de políticos, empresários e intermediários que se movem com repugnante desenvoltura no mar de lama que emergiu neste país”.
Sem criticar diretamente, o jornal salientou que este ano de campanha eleitoral foi caracterizado por “um visível excesso de bondades”, que terão de ser compensados pelo próximo presidente. Esta colocação pode ser interpretada como uma afronta ao atual governo e sua possível reeleição. Segundo o jornal, o candidato eleito não poderá evitar algumas medidas impopulares.
No caderno “Variedades”, o jornal publicou a matéria “Para entender política”, onde indicou livros que podem auxiliar na compreensão deste assunto que vem à tona de quatro em quatro anos. Boa iniciativa que, além de incentivar a leitura, auxilia principalmente os jovens que vão às urnas no mês de outubro, muitas vezes sem nem saber o que exatamente estão fazendo lá.
Atitudes em foco
O jornal A Notícia não apresentou nenhuma manchete ou editorial sobre as eleições no período analisado. Com tratamento gráfico diferente, o caderno “Eleições 2006” aborda o assunto com notícias, opinião e conteúdo útil aos leitores. Além disso, o periódico acompanhou a agenda dos candidatos nas eleições estaduais e federais deste ano.
As edições analisadas informaram como são conduzidas as campanhas dos candidatos à Presidência, Governo do Estado, Câmara Federal e Assembléia Legislativa em todas as regiões do estado. As estratégias utilizadas pelos partidos, assim como as batalhas no horário eleitoral, foram destacadas. A atuação dos governantes atuais foi mostrada e discutida nas matérias, com a pretensão de orientar os eleitores.
Sobre o debate ocorrido em Balneário Camboriú entre os candidatos a governador, foram ressaltadas as hostilidades que os participantes trocaram. Como um ajuda aos eleitores na tomada de decisão, o jornal trouxe os nomes dos envolvidos em atividades ilegais e os cassados, publicadios num box em 05/09.
Idéia de Grupo
Publicada em todos os veículos do grupo, inclusive o Diário Catarinense e o Jornal de Santa Catarina, a “Opinião RBS” relacionou em três dias, fatos políticos com eleições. O primeiro, “Teia de Corrupção” (4/9), tratou da CPI das Sanguessugas e as ligações e os cuidados que os eleitores devem tomar para a decisão. Depois, em “Ajuste de Contas” (5/9), discutiu as ações dos presidenciáveis e o que podem significar seus atos nessa época. E por último, em “A abertura do voto”, o Grupo advertiu os eleitores para não se “iludirem” com essas ações dos candidatos.
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