O primeiro mestrado 100% focado em jornalismo do Brasil, recomendado pela Capes no último mês de março, começará a funcionar na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, no próximo semestre letivo. As inscrições para a primeira turma, composta por dez alunos, estão abertas de 1 a 15 de junho.
O Programa de Mestrado, que tem os Estudos de Jornalismo como Área de Concentração, inicia com um corpo docente formado por oito doutores: Nilson Lage, Francisco Karam, Eduardo Meditsch, Orlando Tambosi, Elias Machado, Gislene Silva, Tattiana Teixeira e Daisi Vogel. Eles atuarão em duas Linhas de Pesquisa: Fundamentos do Jornalismo e Processos e Produtos Jornalísticos.
O Mestrado da UFSC é gratuito, e a partir do segundo semestre de funcionamento poderá contar com bolsas da Capes para os alunos com melhor desempenho acadêmico e dedicação integral.
O Mestrado será lançado em agosto com a realização do I Simpósio de Pesquisa Avançada em Jornalismo da Região Sul, evento aberto ao público e transmitido ao vivo pela internet.
Todas as informações sobre o novo Curso, inclusive o Edital de Seleção e os endereços de contato, estão disponíveis aqui.