Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Para americanos, mídia é parcial e imprecisa

Mais da metade dos americanos acredita que as organizações de mídia dos EUA seguem tendências políticas, são imprecisas e não se importam com o objeto das notícias, concluiu uma pesquisa do Pew Research Center divulgada na quinta-feira (9/8). Entre os entrevistados que têm a internet como principal fonte de notícias, as críticas aos meios de comunicação são ainda duras.


Mais de dois terços dos internautas – que, em seu total, correspondem a um quarto da população americana – acham que empresas de mídia não ligam para as pessoas sobre as quais reportam; 64% acreditam que a cobertura noticiosa nos EUA sofre inclinação política; e, para 59%, ela é imprecisa. Cinquenta e três por cento dos usuários da rede culpam as organizações noticiosas de ‘falhar em apoiar a América’.


Piora na credibilidade


Entre os entrevistados que têm os jornais e a televisão como fonte primária de notícias, o nível de críticas às organizações ficou 20% abaixo do encontrado entre os internautas. Segundo o Pew, estes últimos costumam ser, em sua maioria, pessoas jovens e que receberam educação de qualidade.


A pesquisa indicou uma piora significativa na opinião do público sobre a imprensa desde 1985, quando um estudo similar foi realizado pelo Times Mirror. ‘Há duas décadas, a posição do público sobre como as organizações noticiosas fazem seu trabalho era bem menos negativa. A maioria das pessoas acreditava que estes veículos atuavam em defesa dos EUA. Muitos acreditavam que eles reportavam os fatos com exatidão’, diz o relatório do Pew. Informações da AFP [9/8/07].