A Cúpula realizada esta semana em Praga pela União Européia e o Grupo do Rio, organização de 23 países latino-americanos e o Caribe, bem que tentou ajudar no combate à gripe suína. O esforço, entretanto, acabou sendo um fiasco. A pedido da agência de saúde pública da República Checa, a UE preparou uma ‘Declaração de Saúde’ para que jornalistas mexicanos que participassem do evento pudessem listar sintomas da doença que tivessem experimentando. No formulário, os sintomas da gripe, que teve início no México e já causou 60 mortes, incluíam tosse, febre e dores pelo corpo.
‘Este formulário é para os jornalistas mexicanos’, afirmou um organizador do evento. Outro papel no centro de imprensa listava os ‘Sintomas da Influenza A (H1N1)’ e alertava os jornalistas que deveriam procurar um médico caso apresentassem alguns dos sintomas.
As medidas preventivas, entretanto, acabaram virando uma pilha de papéis no lixo, já que nenhum repórter mexicano compareceu à reunião. ‘Não temos nenhum jornalista mexicano aqui. Da América Latina, temos apenas um repórter do Equador’, afirmou o organizador. Informações da AFP [14/5/09].