O destino da Knight Ridder, segunda maior cadeia de jornais dos EUA, começou a ser especulado quando seu maior investidor, Private Capital Management LP (PCM), uma das maiores empresas do mercado de ações dos EUA, sugeriu a venda das ações da companhia. Depois do anúncio, as ações da Knight Ridder na Califórnia subiram quase US$ 5, ou 8,7%, atingindo o valor de US$ 58. A companhia é proprietária dos jornais Kansas City Star, Miami Herald e Philadelphia Inquirer, e tem uma circulação diária de 3.36 milhões de cópias, ficando atrás somente do grupo Gannett em distribuição. A Private Capital Management LP, cujo presidente é Bruce S. Sherman, investe na Knight Ridder desde 2000, e detém 12.8 milhões de ações – que representam 19% do total.
Em uma reunião em julho com o conselho que preside a companhia, Sherman afirmou que estaria preocupado com seu desempenho na Bolsa de Nova York. Desde este encontro, Sherman afirma que os dividendos da companhia aumentaram e a Knight Ridder teria autorizado a recompra de 10 milhões de suas ações. ‘Mesmo assim, o preço das ações continuou a cair’, alega.
Não está claro quem compraria partes ou toda a Knight Ridder, pois seus maiores rivais também enfrentam problemas financeiros – também passam por uma crise com a queda de publicidade e circulação. Sherman pediu ao conselho da Knight Ridder que solicite lances, ‘ou de compradores financeiros que querem pagar um valor justo ou de participantes da indústria da mídia que realizariam sinergias e aumentariam a presença no mercado através da aquisição’. Informações de Joseph T. Hallinan [The Wall Street Journal, 2/11/05].