O Woodrow Wilson International Center for Scholars, em parceria com o jornal americano Washington Post, inaugurou em junho de 2008 um programa de estudos para jornalistas da América Latina. Cinco profissionais foram selecionados entre mais de 60 candidatos para passar duas semanas em Washington e produzir artigos sobre temas de sua escolha – que fossem importantes para o seu país e para os EUA. Eles também participaram de seminários no Post e no Wilson Center.
O programa tem como objetivo gerar oportunidades para o desenvolvimento profissional e estimular o diálogo entre os jornalistas da América Latina e dos EUA. Os cinco jornalistas escolhidos – as brasileiras Luciana Pereira Franco e Flávia Tavares, os mexicanos Jorge Carrasco Araizaga e Maurizio Guerrero Martínez, e o colombiano Alfonso Cuéllar – tiveram seus textos publicados, na semana passada, no sítio do Post.
O artigo de Flávia, repórter do Estado de S.Paulo, conta a história de negros brasileiros vivendo nos EUA; o de Luciana, editora da revista Globo Rural, trata dos biocombustíveis; Martínez, da revista Poder y Negocios, escreveu sobre lavagem de dinheiro do narcotráfico; Araizaga, da revista Proceso, sobre o caso de um empresário sino-mexicano acusado de importação ilegal de substâncias que podem ser usadas no preparo da metanfetamina; já Cuéllar, da revista Semana, abordou a guerra dos EUA contra as drogas.
Os artigos, em inglês, podem ser lidos aqui.