[do release dos organizadores]
No período de 24 a 27 de novembro, a capital baiana sediará dois importantes eventos que vão reunir os pesquisadores em jornalismo do país, bem como os da ibero-américa. O 5º Congresso Ibero-Americano de Jornalismo na Internet e o 2º Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) serão realizados na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia e terão como tema central ‘O ensino e a pesquisa em jornalismo na Ibero-América’. Apoiados pelas agências brasileiras de pesquisa – Capes e CNPq –, Petrobras e Agência de Comunicação do Estado da Bahia, os encontros são promovidos pela SBPJor e Sociedade Ibero-Americana de Acadêmicos, Pesquisadores e Profissionais do Jornalismo na Internet (AIAPI) e, localmente, são uma realização do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online da Facom/UFBa.
Nos dias 24 e 25 de novembro, a AIAPI estará reunindo os pesquisadores para apresentação de conferências magistrais, mesas temáticas e Grupos de Trabalho, além de oficinas para estudantes e profissionais. Tanto as conferências como as mesas serão abertas ao público interessado nos temas relacionados ao jornalismo na internet. Está será a primeira vez que um congresso da AIAPI acontece no Brasil. Os profissionais e pesquisadores da área ainda podem inscrever trabalhos para o evento da AIAPI até o dia 30 de setembro. As informações sobre os procedimentos de envio de artigos estão disponíveis em (www.periodistaseninternet.org).
Já o 2º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo ocorre dias 26 e 27, e abrirá com a mesa temática ‘A pesquisa em jornalismo no Brasil: realidade e perspectivas’, da qual participam cinco dos mais conceituados investigadores brasileiros: Marcos Palacios (UFBA), José Marques de Melo (Umesp), Eduardo Meditsch (UFSC), Zélia Leal Adghirni (UnB) e Gerson Martins (presidente do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo). No mesmo dia, à tarde, acontecem as 15 comunicações coordenadas e, no dia, seguinte, as apresentações das 44 comunicações individuais selecionadas. Mais do que uma oportunidade de trocas, o congresso da SBPJor é um agente estimulador das redes de pesquisa na área, já que criou o que chama de ‘comunicações coordenadas’, além das ‘comunicações individuais’, onde o estudioso apresenta seu trabalho para os pares.
Este ano, a SBPJor registrou um aumento de quase 70% na quantidade de trabalhos inscritos em relação ao I encontro, ano passado em Brasília. Dos 138 trabalhos enviados, a Bahia foi o estado com maior participação (28 trabalhos inscritos). São Paulo enviou 18, Distrito Federal, 13, Rio de Janeiro, 11 e Rio Grande do Sul, 10. Dos países estrangeiros (França, México e Portugal), Portugal teve maior participação, com quatro trabalhos.
As inscrições para participação nos congressos estão sendo feitas através do site da SBPJor (www.jornalismo.ufsc.br/sbpjor). Após preencher uma ficha on-line, os participantes devem depositar o valor da inscrição na conta da SBPJor, Banco do Brasil: agência 3194-1 e conta-corrente 11.475-8. O valor varia de R$ 30 a R$ 150 a depender da data de inscrição e da categoria do estudante ou profissional de jornalismo.
A SBPJor, que tem como presidente o professor Elias Machado Gonçalves, da Facom/UFBa, congrega hoje 128 sócios filiados, de 95 diferentes instituições, o que representa a grande maioria de pesquisadores da área no país. Com apenas oito meses de atividade, a Sociedade acaba de receber a proposta do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo para unificar os congressos das duas instituições já em 2005.
Informações
Comissão de Divulgação Facom – Telefone: (71) 263-6190; fax: (71) 263-6197
Suzana Barbosa: (71) 9968-4910
Lia Seixas: (71) 9129-5725