Wednesday, 18 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1318

Sunday Times planeja lançar sítio com conteúdo pago

O britânico The Sunday Times irá lançar, em breve, um sítio autônomo e poderá cobrar aos leitores pelo seu conteúdo, noticia Stephen Book [The Guardian, 3/6/09]. Os planos de cobrança atenderiam aos desejos de Rupert Murdoch, presidente e executivo-chefe da News Corporation, proprietária da News International, que publica o diário. Atualmente, o conteúdo do Sunday Times é publicado no sítio Times On-line (www.timesonline.co.uk). Não foi divulgado o quanto seria cobrado, mas especula-se que não seja um valor alto. Aqueles que assinam a versão impressa terão direito à versão on-line.


No mês passado, durante uma coletiva para discutir os resultados da News Corporation do terceiro trimestre, Murdoch afirmou que o grupo estava pensando em cobrar pelo conteúdo dos sítios Sun Online e Times Online. ‘Você pode esperar algo no próximo ano. Estamos planejando introduzir um novo modelo de pagamento em nossos jornais e vamos, primeiro, fazer um teste nos mais fortes’, disse. O editor do Sunday Times, John Witherow, concorda que é necessário reescrever um novo modelo de negócios para a rede.


Um sítio separado do Sunday Times iria contra a política da editora News International de unir conteúdo do Sunday Times com o do Times no portal Times Online e pode fazer com que a audiência deste último caia drasticamente. Les Hinton, ex-presidente executivo da News International – até ser substituído por James Murdoch no final de 2007 -, e a diretora digital do Times Online, Annelies Van Den Belt, conduziram a estratégia para fusão do conteúdo dos dois diários na rede. A prática de publicar em um único portal o conteúdo de jornais sob o mesmo nome – um diário e outro dominical – foi seguida pelos grupos Guardian News & Media, Telegraph Media Group e Independent News & Media. Desde a chegada de James Murdoch como presidente e executivo-chefe da News Corporation Europa e Ásia, entretanto, o grupo tem incentivado o modelo de assinatura. Em abril, o Sunday Times vendeu em torno de 1,2 milhão cópias por semana, um aumento anual de 1,62%.